São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Entre católicos, ex-governador tem 5 pontos a menos do que sua média nacional

Garotinho está empatado com Lula entre evangélicos

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre os eleitores evangélicos, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PSB) está em primeiro lugar na disputa presidencial, empatado tecnicamente com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), revela pesquisa Datafolha.
Garotinho tem 38% das intenções de voto entre os evangélicos não-pentecostais, contra 36% de Lula. Entre os pentecostais, tem 35%, e o petista, 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Garotinho tem 20 pontos a mais entre os pentecostais e 23 a mais entre os não-pentecostais do que sua média nacional. Lula tem menos 11 pontos entre os pentecostais e menos sete pontos entre os não-pentecostais.
Garotinho é da Igreja Presbiteriana do Brasil, do ramo evangélico não-pentecostal, ou seja, de igrejas protestantes surgidas de cismas católicos. Os evangélicos pentecostais, por sua vez, são membros de igrejas protestantes que acreditam na manifestação direta do Espírito Santo sobre os fiéis, operando milagres.
Os evangélicos são cerca de 26 milhões (15,45% da população) no país, segundo o Censo de 2000, divulgado na semana passada. É o grupo religioso que mais cresce no país, com um aumento de 70,7% em relação aos dados de 1991. Garotinho é o único dos candidatos cujos eleitores são majoritariamente evangélicos


Outras religiões
Pesquisa Datafolha realizada na terça-feira mostrou Lula com 43% das intenções de voto, José Serra (PSDB) com 17%, Garotinho com 15% e Ciro Gomes (PPS) com 14%. Os três últimos estão tecnicamente empatados.
Entre os eleitores católicos -125 milhões, representando 73,8% da população- Lula tem três pontos a mais do que sua média nacional, e Garotinho, cinco a menos. Entre os eleitores que se dizem sem religião a única variação significativa em comparação com a média nacional é a de Ciro, com três pontos a mais. Os brasileiros sem religião chegam a 12,3 milhões de pessoas.
Ciro se destaca também entre os espíritas. Entre eles, fica em segundo lugar isolado, com 11 pontos acima da sua média. Lula também cresce nove pontos e lidera com 52%, contra 25% de Ciro. Os espíritas são 2,3 milhões de pessoas -1,4% da população. O espiritismo é baseado na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicação entre vivos e mortos.
Entre os umbandistas, Ciro tem apenas 6% dos votos, oito pontos a menos do que sua média. Eles representam menos de 700 mil pessoas, 0,3% da população. A umbanda também crê na comunicação entre encarnados e desencarnados e mistura conceitos do espiritismo, do catolicismo e de crenças afro-americanas.



Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Análise: Serra terá duro caminho para se igualar ao FHC de 94
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.