São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Veteranos" divergem sobre permanência

DA REPORTAGEM LOCAL

A permanência das tropas brasileiras no Haiti não é tema de consenso entre os militares. "É preciso um cronograma de saída", disse à Folha Cleverton Vianna, 36, integrante do primeiro contingente a desembarcar naquele país, em 1º de junho de 2004.
A experiência do combate levou o segundo-sargento a consolidar uma opinião sobre o papel dos capacetes azuis no Haiti. "Não adianta a ONU investir bilhões sem construir uma estrutura política, militar e social. Não vai adiantar ficar lá, nem por 20 anos", afirmou.
Membro do contingente que chegou a Porto Príncipe em 2005, o sargento Ivano José Hoegen concorda. "Tem que ter um cronograma para sairmos de lá." Hoegen se surpreendeu ao pisar em território haitiano. "Achamos que ia ser uma missão de paz, mas vivemos combates reais", ressaltou.
Embora concorde com a "situação de guerra" enfrentada no Haiti, Ricardo Palmares Calixto, 36, que integrou o Batalhão 26, defende a manutenção das tropas no país. "É importante para os haitianos e para o Brasil. Você aprende a ter autocontrole e iniciativa", diz.
O segundo-sargento Romulo Clebton Bandeira, 33, também rejeita um cronograma. "Depende de como o governo se comporta e do acompanhamento da ONU. É como ensinar a andar", diz.
A opinião de Vianna e Hoegen é apoiada não-oficialmente por generais e coronéis do alto comando. Para eles, a estabilização e a mudança de perfil da missão fazem com que o Haiti perca o caráter de "laboratório para táticas de combate".
Vianna acredita que os haitianos têm simpatia pelos brasileiros, mas isso não garante a boa convivência.
Para Hoegen, um dos principais problemas da missão foi a relação com a Polícia Nacional Haitiana. "Eles atiravam em qualquer um e muitos haitianos achavam que estávamos dando cobertura. Mas eles se infiltravam em nossas ações de patrulhamento", disse. (CDS)


Texto Anterior: Custo da missão no Haiti vai passar de R$ 500 mi em 2008
Próximo Texto: Troca: Desembarca hoje em Porto Príncipe 9º contingente de militares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.