São Paulo, terça, 19 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT vai organizar seminário sobre seca

da Reportagem Local

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) vai fazer nos dias 27 e 28 próximos um seminário sobre a seca do Nordeste que tende a se transformar em ato de campanha eleitoral da frente de esquerda encabeçada pelo candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente da CUT, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, disse ontem que o seminário, em Petrolina (PE), tem o objetivo de preparar uma proposta de desenvolvimento do Nordeste.
Ele anunciou as presenças dos líderes da frente - Lula, o governador de Pernambuco, Miguel Arraes (PSB), o ex-governador do Rio e presidente do PDT, Leonel Brizola, - e de técnicos ligados à esquerda, como o geógrafo Aziz Ab'Saber e a economista Tania Bacellar. O seminário será encerrado com um ato público e um show de músicos locais.
"Não estamos satisfeitos com as campanhas de arrecadação de alimentos e outras iniciativas para ajudar a população atingida pela seca. Queremos buscar alternativas duradouras para o Nordeste."
Vicentinho disse ter convidado o economista Celso Furtado, idealizador da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), que teria alegado problema de saúde para recusar o convite. "Ele disse que está proibido de viajar pelo seu médico", afirmou o presidente da CUT.
Vicentinho disse que o seminário está aberto "a todos os políticos que tenham compromisso" com os excluídos do Nordeste. "O Ciro Gomes (candidato do PPS a presidente da República), por exemplo, se quiser ir, vai ser muito bem recebido", afirmou.
Ciro, que ontem estava no Rio, disse que poderá participar "se for um seminário sério, para discutir alternativas para o Nordeste". Ex-governador do Ceará, Ciro disse que se considera, dentre os políticos listados por Vicentinho, "a pessoa com mais condições de contribuir para um debate sobre a seca do Nordeste".
"Agora, se for um evento de campanha, não vou. Acho a seca do Nordeste um problema muito grave para ser objeto de manipulação política", afirmou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.