São Paulo, terça, 19 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inpe prevê seca intensa até julho

da Folha Vale

As regiões Norte e Nordeste do Brasil devem enfrentar, pelo menos até julho, seca intensa com previsão de índices de chuva entre 20% e 80% abaixo da média normal nesses meses.
Isso é o que aponta o relatório do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São Paulo.
Conforme análise realizada pelo Inpe entre fevereiro e maio deste ano, a seca nas regiões Norte e Nordeste é uma das três maiores dos últimos 30 anos.
Segundo último levantamento, divulgado no dia 16, a tendência é que o volume de chuvas fique de 30 mm a 100 mm abaixo da média normal para as duas regiões, que é de 300 mm entre maio e julho.
O relatório é resultado das análises de tempo e clima realizadas por um computador especial do Inpe. Esse tipo de trabalho é feito a cada mês e fornece previsões climáticas para o próximo trimestre.
Segundo o documento, a seca pode ser atribuída ao fenômeno climático El Niño e à zona de convergência intertropical -área de nebulosidade e chuvas no oceano Atlântico tropical.
Segundo o meteorologista da divisão operacional de clima do CPTEC, Hélio Camargo, uma diferença na zona de convergência "reduziu ainda mais a umidade relativa do ar". Em dezembro, as água do oceano Pacífico apresentavam temperatura de mais 5 ºC acima do normal, que é de 22 ºC.
(ROGER MARZOCHI)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.