São Paulo, terça, 19 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stedile aconselha a não investir no país

RODRIGO AMARAL
enviado especial a Viena

"Não venham para o Brasil, porque vocês vão perder dinheiro. Mais cedo ou mais tarde, vamos recuperar a soberania nacional." Esse é o recado que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), por meio do economista João Pedro Stedile, quer transmitir aos "capitalistas" internacionais.
Stedile fez a declaração ontem em Viena, durante seminário de entidades e partidos de esquerda, em que o grande tema foi o combate ao que consideram os efeitos nocivos da globalização.
Na mesma oportunidade, reafirmou o apoio do MST à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência.
Após o discurso, Stedile disse que o alvo da declaração foram os investidores que buscam o lucro rápido no mercado financeiro brasileiro, incentivados pelas altas taxas de juros.
"Se o Lula ganhar, ele vai alterar as taxas de juros, ou vai alterar as regras do jogo, como o Chile mudou, impondo que o dinheiro que entra no país fique ao menos durante cinco anos", afirmou Stedile à Folha.
"A globalização, para nós (brasileiros), é um fetiche. Por mais que o governo tenha aberto a economia brasileira, o comércio exterior representa apenas 6% dela. Temos de cuidar dos outros 94%", disse Stedile a uma platéia formada essencialmente por simpatizantes da esquerda e militantes de movimentos sociais.
O líder dos sem-terra afirmou ainda que, hoje, o mercado financeiro compõe a principal elite hegemônica do Brasil, sucedendo nessa posição às "oligarquias rurais" e à "burguesia industrial".
Ironicamente, o debate de ontem foi organizado pelo Partido Social Democrata austríaco, cujo nome comporta três quartos das letras do PSDB do presidente Fernando Henrique Cardoso e que atualmente está no poder numa coalizão com um partido conservador.
Hoje, Stedile participa de um novo debate, dessa vez na sede vienense da ONU (Organização das Nações Unidas), e à noite volta ao Brasil.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.