São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alencar passa bem após retirada de tumor

Vice-presidente na chapa de Lula foi operado ontem em São Paulo e deve receber alta no fim de semana

DA REPORTAGEM LOCAL

O vice-presidente José Alencar, 74, passou ontem por cirurgia para retirar tumor na região retroperitonial (área posterior ao abdome, junto à musculatura lombar). Alencar, candidato à reeleição na chapa do presidente Lula, está bem e deverá ter alta no final de semana.
A cirurgia, realizada no hospital Sírio-Libanês, durou cerca de duas horas e meia -uma hora a menos do que o previsto. O urologista Miguel Srougi e o cirurgião gastroenterologista Raul Cutait realizaram a operação. O procedimento foi acompanhado pelos médicos Dalton Chamone e Manoel Cataldo (sobrinho de Alencar) e pelo cardiologista Roberto Kalil -médico de Alencar e de Lula.
Após a extração do tumor, de seis centímetros de diâmetro, os médicos investigaram novos focos da doença. Nada foi localizado. Alencar, que tomou anestesia geral, deve deixar a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) hoje pela manhã.
O material retirado foi enviado ao setor de patologia do hospital. O resultado, que indicará o tipo de tumor, benigno ou maligno, deve ficar pronto na quinta-feira, quando os médicos definirão o tratamento.
O tumor foi descoberto em exame de rotina realizado na última quinta, quando ele foi submetido a tomografia de corpo inteiro.
Como Lula viajou no dia seguinte à Rússia e coube a Alencar assumir interinamente o comando da nação, o vice optou por esperar o retorno do petista para agendar a cirurgia.
Alencar já extraiu três tumores. Em 1997, retirou um do rim direito e outro do estômago. Em 2000, da próstata. Há um ano, fez angioplastia com aplicação de "stent" (mola que impede a obstrução das artérias).
Lula conversou ontem por telefone com o filho de Alencar e com os médicos. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, Alencar deve assumir interinamente como presidente amanhã e na sexta-feira e despachar do quarto do hospital, enquanto Lula estiver em Córdoba (na Argentina).
(LILIAN CHRISTOFOLETTI)


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Deputados se dizem "surpresos" com inclusão na lista
Próximo Texto: PF prende 35 por desvio de recursos; STF manda soltar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.