São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

As favoritas

São duas as declarações de apoio já gravadas por Lula. Uma para a propaganda de TV de Marta Suplicy. Outra para a da também petista Gleisi Hoffman, que disputa em Curitiba. As duas candidatas têm em comum o marqueteiro João Santana, que fez a campanha reeleitoral de 2006 e hoje presta consultoria ao presidente. Santana colheu os dois depoimentos no domingo, em gravação no Palácio da Alvorada.
Após negociação conduzida pelo vice, Aldo Rebelo (PC do B), ficou decidido que a primeira participação de Lula em evento da campanha de Marta se dará no último sábado deste mês, dia 30. Deverão ser dois comícios, um na zona leste e outro na zona norte de SP.



Métrica. "Agora São Paulo já sabe" é o verso que rimará com "Kassab" no jingle que anima as inserções de rádio da campanha do prefeito.

Calouros 1. FHC disse a conhecidos que seu candidato a vereador é Floriano Pesaro (PSDB), ex-secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e ex-colaborador de Ruth Cardoso.

Calouros 2. A campanha de Gabriel Chalita, outro tucano que busca vaga de vereador pela primeira vez, já tinha ampla entrada em setores religiosos e na área da educação. Agora, o ex-secretário de Geraldo Alckmin mira também os advogados. Tem feito palestras sobre Câmara Municipal e temas correlatos em grandes escritórios da cidade.

Impulso. Em baixa nas pesquisas no Rio, Solange Amaral (DEM) vai inaugurar seu programa no horário eleitoral, amanhã, pegando carona no espírito olímpico. O tema será a inclusão social por meio do esporte, mostrando as instalações do Pan 2007 e entrando na campanha pela Olimpíada de 2016. O prefeito e correligionário Cesar Maia terá duas falas na propaganda.

Herança. No fim de semana, ACM Neto (DEM) atravessou Salvador visitando os terreiros de candomblé preferidos do avô, morto no ano passado. Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o vice, Márcio Marinho, preferiu não acompanhar o candidato.

No sal. Apesar de a reunião ontem no Planalto ter começado meia hora depois do previsto, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) conseguiu se atrasar. Lula não gostou. "Não é porque agora tem o pré-sal que ele ficou mais importante do que o presidente da República", notou, meio brincando, meio sério.

Pavio aceso 1. A menos de dez dias do julgamento da reserva indígena Raposa/Serra do Sol pelo STF, defensores da demarcação sem ajustes montaram barricadas e queimaram pneus no fim de semana para tentar impedir a chegada de fazendeiros a Pacaraima, centro dos conflitos.

Pavio aceso 2. "Se houver invasões de fazendas, serão ações chapa-branca, como as anteriores", diz o prefeito-arrozeiro Paulo César Quartiero (DEM), já atirando contra a Funai e o Ministério da Justiça. O PT, por sua vez, convocou militantes para levar caravanas à porta do Supremo em defesa dos indígenas.

Na ativa. Menos de um ano depois do escândalo que lhe custou a presidência do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) está positivo e operante. Seja para colocar a afilhada Emília Fernandes em uma diretoria da Anatel, seja para tentar evitar que o desafeto Tião Viana (PT-AC) chegue ao comando da Casa.

Visita à Folha. Geraldo Alckmin (PSDB), ex-governador e candidato a prefeito de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Edson Aparecido, deputado federal e coordenador-geral da campanha, e Lucas Pacheco, coordenador de marketing.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"Para os governadores que acham que o debate deve ficar circunscrito aos Estados produtores de petróleo, lembro que o pré-sal abrange o litoral do Espírito Santo, Rio, SP e Santa Catarina."

De ALOIZIO MERCADANTE (PT-SP), sobre as críticas a seu envolvimento, e de outros senadores, na discussão para implementar mudanças no marco regulatório e na lei dos royalties.

Contraponto

Obrigado por fumar

Em reunião de trabalho ontem no Palácio do Planalto, Lula resolveu tirar satisfações bem-humoradas com seu vice, José Alencar, que, em entrevista à revista "Veja", declarou que segue rigorosamente as orientações dos médicos, tendo cortado bebida e cigarro, mas que, assim como o presidente, mantém o hábito de fumar cigarrilhas. Acrescentou que vez por outra os dois fumam juntos.
-Puxa, Zé, eu não conto pra ninguém que fumo, e daí você vai lá e me entrega!-, cobrou Lula.
No mesmo tom de brincadeira, o vice respondeu:
-Olha, acabei contando que eu fumava... Daí, pra limpar a minha barra, o jeito foi colocar você no meio...


Próximo Texto: PF critica decisão do Supremo que limitou uso de algemas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.