São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula chega a 42%, afirma Vox Populi

DA REDAÇÃO

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, atingiu 42% das intenções de voto -contra 45% da soma de seus adversários-, de acordo com pesquisa Vox Populi divulgada ontem pelo jornal "Correio Braziliense".
Segundo o instituto, o levantamento foi feito na segunda-feira e anteontem e tem margem de erro de 1,9 ponto percentual para mais ou para menos.
O resultado indica que Lula estava nos dias da pesquisa numa situação próxima a vencer a eleição já no primeiro turno, que será disputado em 6 de outubro.
Para um candidato vencer sem a necessidade de segundo turno, ele precisa ter mais votos que a soma de seus adversários, numa conta que exclui votos brancos e nulos e abstenções.
Segundo o Vox Populi, em relação à pesquisa anterior, feita no dia 11, Lula subiu de 39% das intenções de voto para 42%.
Dos outros candidatos, José Serra (PSDB) foi de 19% para 17%, e Ciro Gomes (PPS), de 17% para 15%. Anthony Garotinho (PSB) manteve-se com 12%, e José Maria de Almeida (PSTU) atingiu pela primeira vez 1% na série histórica do Vox Populi.
Ou seja, na pesquisa anterior, Lula tinha 39% contra 48% da soma de seus adversários.
Segundo o instituto, as variações de Serra e Ciro -de dois pontos percentuais para baixo- não podem ser classificadas, com certeza, como queda pois estão muito perto da margem de erro.
O diretor do instituto, Marcos Coimbra, prefere falar em "estabilidade" para os dois.
A possibilidade de a eleição ser definida no primeiro turno foi aberta por pesquisa Ibope divulgada anteontem. Nela, Lula tem 41% contra 45% da soma de seus adversários.



Texto Anterior: Para candidato de MT, saída é opção
Próximo Texto: Gays levam projetos a Brasília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.