São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Sem disparada 1
Experientes intérpretes de pesquisas recomendam não esperar grandes solavancos, até 3 de outubro, nos percentuais de intenção de voto de José Serra e Marta Suplicy revelados pelo Datafolha publicado hoje.

Sem disparada 2
Salvo acidente de percurso, a tendência é que o tucano e a petista cheguem ao dia da eleição para a prefeitura paulistana relativamente próximos -nos números, bem entendido.

Numerologia
Terceiro colocado, Paulo Maluf tem agora intenção de voto idêntica a seu número partidário: 11. Facilita a memorização.

Caça ao tesouro
Em recente evento de campanha na Associação Viva o Centro, José Serra prometeu reformular os calçadões para facilitar os deslocamentos na região. "Para ir ao instituto do Fernando Henrique é uma verdadeira operação. Só com mapa."

Está na fita 1
Há cerca de duas semanas, o vice-presidente José Alencar gravou mensagem de apoio ao candidato tucano a prefeito de Unaí, Antério Mânica, preso na quinta-feira passada sob suspeita de ter sido um dos mandantes do assassinato de fiscais do trabalho em Minas Gerais.

Está na fita 2
A mensagem de Alencar foi levada ao ar pela rádio Veredas de Unaí. Ele chegou a prometer presença em um comício de Mânica, que lidera a disputa por ampla margem. O PL, partido do vice-presidente, está coligado ao PSDB na cidade.

Cinderela
De caso perdido a exemplo de sucesso: o PT agora aposta que o ex-quarto colocado Gilberto Maggioni não apenas irá ao segundo turno em Ribeirão Preto como vencerá na etapa final o hoje líder Baleia Rossi (PMDB).

Charada
Uma pergunta consome Brasília. Trata-se de descobrir o que têm em comum o relator da CPI do Banestado, José Mentor, o deputado pefelista Robson Tuma e o empresário Paulo Skaf, presidente eleito da Fiesp.

Terceirização
Além de se sentir desafiado por produtores gaúchos, Lula ainda hesita em baixar a medida provisória para o plantio da soja transgênica por não querer ser o veículo de mais uma derrota da ministra Marina Silva (Meio Ambiente). Prefere que o Senado faça o serviço.

Faz-de-conta
Lula acertou com a cúpula do PMDB conversar com os líderes e ministros do partido quando retornar da viagem a Nova York. O presidente pretende abrir um leque de possibilidades à sigla, mas em contrapartida quer união. Impossível.

Ampulheta
O tempo joga contra a emenda constitucional que permite reeleger as Mesas do Congresso. No Senado, se não houver acordo, a votação poderá se estender por cerca de dois meses. E o projeto ainda nem foi votado na Câmara em primeiro turno.

Contra a parede 1
O Banco do Brasil está sob investigação do Ministério Público do Trabalho. Suspeita-se que tenha havido pressão sobre funcionários que exercem cargos de confiança para que defendessem as posições da direção em uma assembléia da categoria.

Contra a parede 2
O BB foi intimado a entregar a gravação em vídeo de uma reunião de seus vice-presidentes com cerca de 500 ocupantes de cargos de confiança. A acusação é de "discriminação e atitude anti-sindical". A eventual pena será o pagamento de multa.

TIROTEIO

Do advogado e ex-ministro da Justiça na administração FHC Miguel Reale Júnior, a respeito do banco de dados criado na esteira da indiscriminada quebra de sigilos promovida pela CPI do Banestado:
-A transformação de um importante instrumento de investigação em uma forma de exploração partidária é um risco para o Congresso. Pode desmoralizar as futuras CPIs.

CONTRAPONTO

Voto vitalício

O premiê do Japão, Junichiro Koizumi, surpreendeu em vários momentos de sua visita ao país. Em Brasília, manifestou desejo de conhecer Vanderlei Cordeiro de Lima e pediu ao atleta que repetisse o "aviãozinho" feito ao cruzar a linha de chegada da maratona olímpica.
Em São Paulo, sua parada anterior, fez descida não programada de helicóptero para cumprimentar membros da comunidade japonesa em Pradópolis.
Na volta, Geraldo Alckmin, que acompanhara o primeiro-ministro ao interior, levou-o a seu gabinete no Palácio dos Bandeirantes. Lá chegando, Koizumi observou o porta-retrato sobre a mesa ao lado do sofá e comentou com o governador:
-Muito bonita a sua filha!
A foto era da primeira-dama do Estado, Maria Lúcia, o que levou Alckmin a responder:
-O sr. acaba de ganhar uma eleitora para o resto da vida.


Próximo Texto: Ministério Público investiga ação de ex-assessor de Palocci
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.