São Paulo, sábado, 19 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MS

Justiça vê "quebra" da verticalização

Juiz recolhe adesivos de adversária de Zeca

FABIANO MAISONNAVE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O juiz eleitoral Dorival Pavan, presidente da coordenação de fiscalização da propaganda eleitoral de Mato Grosso do Sul, determinou a busca e apreensão de adesivos do PPS com a inscrição "PPS agora é Lula-Marisa". O material foi recolhido ontem de manhã no Diretório Regional do partido, que recorreu da decisão.
A decisão foi tomada a pedido da coligação "O Novo Mato Grosso do Sul", do governador e candidato à reeleição José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT.
Segundo o juiz Pavan, o material é irregular porque "quebra a verticalização, já que em Mato Grosso do Sul Lula apóia Zeca e não a Marisa".
Para a presidente do PPS, Luiza Ribeiro, o adesivo não fere a verticalização. "Estamos fora do segundo turno e não integramos coligações, apenas prestamos apoio político", diz.
Antes da decisão do juiz eleitoral, a Polícia Militar havia apreendido anteontem de manhã adesivos do PPS que estavam sendo distribuídos na região central de Campo Grande. Cinco horas mais tarde, o PPS conseguiu reaver o material, que estava dentro de um batalhão da PM.
Ontem à noite, estava prevista a inauguração do comitê estadual "Lula-Marisa", que funcionará na sede do PPS. Segundo Luiza, o partido tem autorização do Diretório Nacional para apoiar a candidata tucana no Estado.
O lance judicial foi o segundo na semana envolvendo a disputa no Estado. No começo da semana, a Polícia Federal apreendeu folhetos de campanha impressos pela CUT que atacavam Marisa.
Zeca do PT foi notificado a não mais atacar a candidata tucana, ainda que o partido não estivesse envolvido na impressão do material.

Marta
A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), desembarcou ontem à tarde em Campo Grande para participar da "caminhada lilás", organizada pela primeira-dama, Gilda dos Santos. No Estado, o PT não elegeu nenhuma mulher nas eleições deste ano.
Marta é a primeira de uma série de visitas de estrelas do PT para reforçar a campanha de Zeca, que está tecnicamente empatado com Marisa na disputa -ele tem 49% contra 44% de Marisa, mas a margem de erro da pesquisa Ibope é de 3,5 pontos percentuais.
Ontem à noite, o presidente do PT, José Dirceu, participaria de um comício no interior do Estado. O senador eleito Aloizio Mercadante deve ir ao Mato Grosso do Sul na semana que vem.


Texto Anterior: TRE proíbe panfleto sobre cheque
Próximo Texto: Segundo Turno: Mesário pode orientar eleitor na hora de votar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.