UOL

São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Insatisfação ambiental
Na esteira do ex-petista Fernando Gabeira, entidades ambientalistas enviarão ao Planalto amanhã um manifesto cobrando medidas emergenciais "para reverter a sombria expectativa criada pelo governo neste ano".

Verde amarelado
Assinado por ONGs que representam mais de 500 entidades ambientalistas, o manifesto critica a liberação do plantio da soja transgênica, o tímido combate ao desmatamento e a falta de participação da sociedade civil nas decisões do governo. Cobra ainda o fortalecimento do Ministério do Meio Ambiente.

Fi-lo porque qui-lo
Jorge Bornhausen (SC), presidente do PFL, tem o costume de comunicar-se com colegas de Senado por bilhetinhos. Na última quarta-feira, mandou para Ideli Salvatti (PT-SC) a seguinte mensagem: "Ideli, Ideli, por que me persegues? -Jorge".

Em construção
Dos ministros de Lula, a petista Emília Fernandes (Direitos da Mulher) é a única que ainda não possui site na internet. As más línguas de Brasília dizem que, quase dez meses depois da posse, sua pasta também não tem muitas coisas para mostrar.

Longe da confusão
Aldo Rebelo (PC do B), Professor Luizinho (PT) e Eduardo Campos (PSB) viajaram para uma feira comercial no Vietnã. Em razão da excursão, os três integrantes da tropa de choque de Lula não poderão defender o governo na difícil votação do Estatuto do Desarmamento.

Antes tarde
Após cinco assassinatos em outubro em Jacinópolis (RO), Rolf Hackbart (Incra) prometeu recursos para regularizar lotes de sem-terra da região. A senadora Fátima Cleide (PT) solicitou ao Ministério da Justiça que investigue a relação entre madeireiras e pistoleiros no Estado.

Caso de polícia
A Interpol investiga a importação de solvente químico por distribuidoras de combustível brasileiras. Suspeita-se de que o produto importado esteja sendo utilizado pelo narcotráfico para o refino de cocaína.

Consulta às bases
Plebiscito feito pela Federação Nacional dos Policiais Federais mostra que 92% dos filiados rejeitam o trabalho do diretor da PF, Paulo Lacerda, e defendem sua saída do cargo. Até sexta-feira, 4.100 policiais haviam participado da votação.

Efeito Lalau
José Sarney (Senado) não autorizou a viagem de senadores da Comissão de Obras Inacabadas para vistoriar o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. Alegou falta de recursos.

Mais holofote
A ONG Brasil sem Armas faz em Brasília, na terça-feira, uma marcha pelo desarmamento. Renan Calheiros (PMDB-AL), autor do Estatuto do Desarmamento, tenta convidar artistas, como Zezé di Camargo, para prestigiar o evento.

Sem preconceito
A senadora Ana Júlia, provável candidata do PT à Prefeitura de Belém, viajou dias atrás a Brasília no avião do governador Simão Jatene (PSDB-PA), a fim de discutir a eleição municipal.

Em nome da amizade
Joaquim Roriz (PMDB-DF) enviou projeto à Câmara Legislativa perdoando as dívidas do Autódromo Nélson Piquet, que pertence ao ex-piloto, por atraso no pagamento do IPTU. Seriam perdoados cerca de R$ 300 mil.

Rota do absurdo
A CPI da Exploração Sexual vai deslocar-se na próxima semana ao CE para investigar uma rede de exportação de adolescentes brasileiras para a Europa.

TIROTEIO

Do senador Demostenes Torres (PFL-GO), sobre Lula ter dito na Argentina que ser presidente é gostoso porque possibilita viajar com assiduidade:
-Ele deveria montar uma agência de viagens, a Lulatur, e deixar a Presidência da República para alguém que tenha vontade de governar e cumprir as promessas que fez durante a campanha.

CONTRAPONTO

Os dois PTs

Na última semana, a Universidade Cândido Mendes, no Rio, promoveu um debate sobre o governo Lula. Participaram dois deputados do PT fluminense, Jorge Bittar e Chico Alencar, e o presidente do PT, José Genoino, que discursou louvando Lula:
-Estou no momento mais feliz de minha vida política. É uma honra ser presidente do PT durante o governo Lula.
A platéia não se manifestou.
Bittar, da ala majoritária do PT, falou no mesmo tom, mas também não empolgou. Na sua vez, o "radical" Chico Alencar fez um duro discurso:
-Genoino vive a fase mais feliz, e eu, a mais angustiante, lados distintos da mesma esperança de mudar o país.
A platéia finalmente aplaudiu.
O mediador, então, pegou o microfone e concluiu:
-É sempre mais fácil agradar ao público quando se está na oposição.


Próximo Texto: Ritmo lento: Arrocho e gestão do governo mantêm projetos paralisados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.