São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMAPÁ

Irmão de deputado do PT eleito é preso acusado de dar CNH em troca de voto
O Ministério Público Federal do Amapá pediu ontem Departamento Nacional de Trânsito a intervenção no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
O motivo foi a prisão, em Macapá, do conselheiro tutelar da Criança e Adolescente do município de Santana, José Luiz Nogueira de Sousa, irmão do deputado federal eleito pelo PT José Nogueira. Sousa é acusado de fornecer CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em troca de votos para o irmão com conivência de funcionários do Detran.
Ele foi detido na sexta-feira, mas foi solto no domingo após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concedeu um habeas corpus impetrado pela governadora Dalva Figueiredo (PT) -que foi derrotada no segundo turno e também é acusada de compra de voto, o que ela nega.
Na casa de Sousa, os agentes federais encontraram seis carteiras de motoristas e papéis com "milhares de nomes de pessoas contempladas com carteiras, fichas de cadastros de eleitores [beneficiados com as carteiras" de Nogueira, exames de habilitação, documentos de liberação de multas e fichas de exames de direção -que é um documento privativo dos Detrans", diz o requerimento do Ministério Público Federal.
Os documentos, segundo o procurador Manoel Pastana, são provas de compra de votos contra Nogueira no processo de cassação do registro ou do diploma que seguirá essa semana para o TRE-AP. Pela emissão das carteiras, ele e o irmão José de Sousa podem ser enquadrados em crimes de falsidade ideológica, estelionato e formação de quadrilha.
Pastana estima que a votação do petista teria sido patrocinada pela emissão fraudulenta de mais de 4.000 carteiras de habilitação emitidas pelo esquema, que atinge o diretor do Detran, Daímio de Brito.
Nogueira disse que o irmão é despachante, daí a quantidade de documentos que ela tinha no momento da prisão. Sousa não foi localizado. Nogueira afirmou que Pastana o persegue para favorecer suplentes do PL.
O Detran disse que o diretor Daímio de Brito está viajando.


Texto Anterior: Serra Pelada: Curió será ouvido sobre assassinato
Próximo Texto: Espírito Santo: Líder do PFL quer expulsar Gratz do partido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.