São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA

Braço paulista da ABI alega divergências e deixa entidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A representação paulista da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) apresentou ontem, em São Paulo, o pedido de renúncia coletiva de seus cargos na entidade.
O desligamento do Conselho Consultivo do Estado ocorreu em apoio ao vice-presidente nacional da ABI e presidente da seção São Paulo, o jornalista Audálio Dantas, que alega "profundas divergências" com a direção da entidade comandada por Maurício Azêdo e localizada desde a sua fundação, em abril de 1908, no Rio.
Dantas apresentou sua renúncia, dos dois cargos, anteontem. "Se em São Paulo não fizemos mais, foi porque o autoritarismo e a burocracia impediram", afirmou.
Segundo ele, os principais pontos de divergência foram a eleição, neste ano, de parte do Conselho Deliberativo e as comemorações pelo centenário da entidade, que tiveram início em novembro de 2007, em São Paulo, com o 1º Salão do Jornalista Escritor.
"Contas de serviços do salão não foram pagas, além de, neste ano, a única comemoração do centenário ter acontecido no Rio", disse.
A Folha tentou falar ontem com Azêdo na sede da ABI e por meio de seu telefone celular. Mas, segundo sua assessoria, ele só iria se pronunciar hoje porque não havia sido informado oficialmente das renúncias. Anteontem, segundo o site Portal Imprensa, ele disse que Dantas passara a dirigir a revista "Negócios da Comunicação" e, por isso, "ficou mais complicado [para ele] manter as duas funções". Dantas nega. A direção da ABI tem mandato até 2010.
Ontem, em um restaurante no centro de São Paulo, Dantas recebeu o apoio de 4 dos 11 membros do Conselho Consultivo paulista, Carlos Marchi, José Marques de Melo, Manuel Carlos Chaparro e Eduardo Ribeiro. Ricardo Kotscho, ex-secretário de Imprensa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, membro licenciado da ABI, também compareceu.


Texto Anterior: Mídia: Seguranças da câmara agridem jornalista
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Lula vs. Obama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.