São Paulo, sábado, 19 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHICO MENDES
Governo encontra saída jurídica
Darly deve ficar sem o indulto de Natal

da Sucursal de Brasília

O governo encontrou uma saída jurídica para evitar que o fazendeiro Darly Alves da Silva, mandante do assassinato de Chico Mendes, seja libertado graças ao indulto de Natal.
O decreto que estabelece as condições para o indulto será republicado com um novo item, proibindo a libertação de presos que tenham fugido ou participado de tentativas de fuga ou de rebeliões durante o cumprimento da pena.
Darly perderia o direito à liberdade porque, em 93, fugiu da penitenciária de Rio Branco (AC), com Darci Alves Pereira, seu filho, executor do crime. Eles foram recapturados em 96.
A mudança do decreto impedirá que os dez anos da morte de Mendes -que serão completados na terça-feira- sejam marcados pela discussão em torno da possível libertação de Darly -cenário considerado catastrófico pelo governo, pela repercussão internacional.
O porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, afirmou anteontem que existe uma "decisão política" de evitar a libertação. O ministro da Justiça, Renan Calheiros, chamou Darly de "matador frio, calculista e covarde".
O fazendeiro se candidatou ao indulto porque, segundo seus advogados, se enquadra em algumas condições estabelecidas na primeira versão do decreto do governo.
Além do histórico de bom comportamento na prisão, Darly tem mais de 60 anos, já cumpriu um terço da pena de 19 anos e não fez falta grave nos últimos 12 meses.
O pedido está sendo analisado pelo juiz Everardo Alves Ribeiro, da Vara de Execuções Criminais de Brasília. Darly está preso na cidade desde 96. O juiz também examina um pedido para que o filho de Darly cumpra o restante da pena em regime semi-aberto. Darci foi condenado a 19 anos de prisão.
Chico Mendes foi morto depois de entrar em confronto direto com fazendeiros acreanos. Ele organizou os seringueiros para evitar que agricultores e pecuaristas "limpassem" áreas de floresta onde se havia extrativismo de látex.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.