São Paulo, quarta, 20 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Índice

SÃO PAULO
Decisão será do governador
Médicos proporão a Covas quimioterapia

da Reportagem Local

A equipe médica responsável pela remoção do tumor na bexiga do governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), 68, deverá propor, na sexta-feira, a realização de uma quimioprofilaxia (injeção de drogas por via venal para evitar o surgimento de células cancerosas).
A proposta será feita após uma reunião com os oncologistas (especialistas em câncer) Howard Scher e Dean Paggore, do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York (EUA). Eles vão avaliar pessoalmente o governador e indicar a melhor forma de tratamento a ser utilizado.
A decisão final, porém, será tomada pelo próprio Covas. "Até agora ele aceitou tudo que propusemos", disse o urologista Sami Arap, que comandou a cirurgia.
O infectologista David Uip, médico particular de Covas, também é favorável à quimioprofilaxia.
Segundo ele, três variáveis vão pesar na decisão médica: Covas é cardiopata (as drogas usadas na quimioprofilaxia atuam no coração, rins e medula), sofre de infecções repetitivas (os medicamentos inibem a formação de anticorpos e, portanto, facilitam o surgimento de infecções) e está em uma idade de risco (68 anos).
Os exames feitos até agora mostram que o tumor não se espalhou, mas existe a possibilidade de reaparecimento do câncer até cinco anos após a cirurgia.
² Secretariado
A deputada federal eleita Luiza Erundina (PSB) se encontrou com Covas no começo da tarde de ontem. A assessoria de Covas não informou o teor da conversa, mas Erundina é cotada para ocupar uma secretaria da área social. O presidente estadual do PSB, Pedro Dallari, disse que desconhecia o encontro, mas afirmou que Erundina é um "nome natural".
O secretário da Casa Civil, Fernando Leça, vai deixar o cargo nos próximos dias para ocupar a superintendência do Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) em São Paulo. O cargo ficará provisoriamente vago.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.