São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebelo destitui presidente de comissão, filiado ao PT

GABRIELA ATHIAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Horas depois de nomear os três servidores que investigariam as atividades de Waldomiro Diniz enquanto era subchefe da Casa Civil, o governo recuou e destituiu ontem o presidente da comissão, José Geraldo França Diniz. Seu substituto será divulgado hoje.
França Diniz é filiado ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro José Dirceu (Casa Civil).
Por meio de nota oficial, o ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política) anunciou a troca de França Diniz, após ser informado por ele próprio da sua filiação. A conversa entre Rebelo e França Diniz se deu na primeira reunião da sindicância, ontem à noite.
França Diniz estava de férias das suas funções de diretor do Ministério do Planejamento quando foi informado anteontem à noite sobre sua nomeação. Ele disse à Folha, por telefone, que teve de antecipar seu retorno. Mas, como ainda estava de férias, não compareceu ontem ao ministério.
O ex-presidente da comissão é funcionário público há 30 anos. Em nenhum momento da conversa deixou transparecer que não assumiria a função.
Os outros dois membros são Edmar Fernandes de Oliveira, da Advocacia Geral da União, e Fernando Luiz Albuquerque de Farias, assessor da subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, colega de trabalho de Waldomiro (Assuntos Parlamentares) -as subchefias ficam no quarto andar do Palácio do Planalto e eram subordinadas, até janeiro, a Dirceu.
A lei 8.112/90, que rege o funcionalismo, afirma que podem atuar em comissões de sindicância "autoridade, órgão ou entidade diversa daquele em que tenha ocorrido a irregularidade". Só após a reforma ministerial a subchefia de Assuntos Parlamentares passou a ser da Coordenação Política.
Anteontem, Rebelo afirmou que a comissão não seria integrada por funcionários vinculados a órgãos onde Waldomiro tivesse trabalhado no governo. Ontem, em nota, Rebelo disse que as subchefias são "órgãos separados".


Texto Anterior: Sombra no Planalto: Acuado, Planalto procura demonstrar normalidade
Próximo Texto: Waldomiro vai ser investigado por um colega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.