São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE fará campanha contra uso da máquina

da Agência Folha, em Belo Horizonte

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Néri da Silveira, disse, em Belo Horizonte (MG), que o órgão vai promover uma campanha para conscientizar eleitores contra eventuais usos da máquina administrativa nas eleições municipais de outubro.
As eleições deste ano serão as primeiras que permitirão a reeleição dos atuais prefeitos, o que está provocando o temor do uso da máquina municipal pelo administrador, principalmente nas pequenas cidades.
Néri, que participou de uma reunião nacional de presidentes de tribunais regionais eleitorais, afirmou que a campanha tem também por objetivo alertar os candidatos sobre a ilegalidade do uso da máquina em proveito próprio e desestimular essa prática.

Voto consciente
De acordo com ele, a idéia é contribuir para que o eleitor vote de "maneira consciente", sem se deixar levar por favores, propagandas ou promessas enganosas. Os eleitores também serão estimulados a denunciar eventuais abusos dos prefeitos-candidatos, durante o período eleitoral.
A campanha será inserida no programa geral de divulgação do TSE, que começa em março. O programa prevê ainda orientação de como usar a urna eletrônica, incentivo ao voto jovem, entre outras coisas.

Internet
No início deste mês, o TSE decidiu proibir o uso de sites da Internet para campanha eleitoral de pré-candidatos a prefeito e vereador antes de 6 de julho, o prazo legalmente permitido para início da propaganda.
A proibição constará de uma das instruções aprovadas pelo TSE para as eleições municipais de outubro.
Essa questão começou a ser examinada pelo tribunal em dezembro por causa de dois sites em que estaria sendo defendida a candidatura do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), à Presidência da República em 2002.


Texto Anterior: Eleição: PFL quer partido livre de Maluf em SP
Próximo Texto: TREs fazem crítica à legislação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.