São Paulo, sábado, 20 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Tucano light
A bancada do PSDB no Senado divulgará na terça-feira nota de apoio a Antonio Palocci. Desdobramento do discurso de Tasso Jereissati, o texto reconhecerá méritos na gestão econômica, mas ressalvará que agora é necessário retomar o crescimento e a geração de empregos.

Tucano hard
Tasso buscará o apoio da executiva do PSDB à nota pró-Palocci. Mas o presidente da sigla, José Serra, faz avaliação mais crítica da política econômica, embora tenha condenado a tática petista de desestabilizar o ministro da Fazenda para desviar a atenção do caso Waldomiro.

Crise de ciúmes
"Se todos os governadores do Brasil fossem iguais ao Aécio, o país estaria bem melhor." A frase de Lula deixou o tucano rindo de orelha a orelha. Petistas mineiros amarraram a cara.

Semblante imperturbável
Em Minas, Lula declarou-se impressionado com a capacidade de Palocci para manter a serenidade mesmo nos momentos mais tensos: "Isso é o mais importante. Ele não precisa nem entender tanto de economia".

Comportamento de risco
José Dirceu será homenageado na segunda-feira na Assembléia Legislativa de Minas. Organizado pelo PT, o desagravo preocupa o Planalto, que teme vê-lo transformado em manifestação contra o governo.

WTC
Na oposição, José Dirceu e Antonio Palocci são agora chamados de "torres gêmeas": símbolo do governo Lula, a dupla foi alvo de "poderosos explosivos".

Doutor Lula
A Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA), concederá o título de "doutor honoris causa" a Lula no segundo semestre. É a primeira vez que a instituição faz a homenagem a um chefe de Estado estrangeiro.

Troca de idéias
Paulo Maluf conversou com três marqueteiros nos últimos dias. Um deles já trabalhou para a administração Marta Suplicy.

Fiat lux 1
Surgiu uma idéia no PSDB de São Paulo: sugerir a José Anibal, um dos postulantes à candidatura de prefeito, disputar uma vaga na Câmara Municipal. Argumenta-se que ele teria votação suficiente para se eleger com folga e ainda engordar a bancada de vereadores do partido.

Fiat lux 2
José Anibal não quer ouvir falar na hipótese de concorrer a vereador. Reafirma sua condição de pré-candidato a prefeito, o que é reiterado pelo presidente do diretório municipal do PSDB, Edson Aparecido.

Só namorada
O TSE decidiu que namorada de prefeito pode disputar sua sucessão. Mesmo se o administrador estiver no segundo mandato. Mulher de prefeito é outra história: não pode concorrer.

Marcha lenta 1
Paulo Souto e Antonio Imbassahy enviaram carta a Lula e ao Banco Mundial reclamando do corte de US$ 32 mi dos US$ 150 mi das obras do metrô de Salvador. Na semana passada, ACM já havia protestado em Brasília.

Marcha lenta 2
O governador da Bahia e o prefeito de Salvador argumentam que o corte deixou a obra em ritmo lento e provocou 1.200 demissões. A decisão foi qualificada pelos pefelistas como "um lamentável equívoco".

Visitas à Folha
João Paulo Cunha (PT-SP), presidente da Câmara dos Deputados, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Luís Costa Pinto, consultor de comunicação da Câmara.

 

A escritora Maria Adelaide Amaral visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do deputado Paulo Bernardo (PT-PR) sobre os ataques de aliados à política econômica:
-Essas críticas são um tiro no pé. Só podem ser entendidas como burrice ou má-fé.

CONTRAPONTO

No centro do mapa

Há pouco mais de um mês, o governador Paulo Souto (BA) e o prefeito de Feira de Santana estavam na ante-sala de Lula quando chegou Aldo Rebelo.
O ministro da Coordenação Política contou aos pefelistas que passa pelo município baiano sempre que vai de carro visitar seus familiares em Alagoas.
Rebelo lembrou que, na viagem mais recente, perdeu-se durante um bom tempo dentro da cidade até encontrar a saída.
A história entusiasmou o prefeito, que fora a Lula justamente pedir verbas para obra rodoviária que permitirá contornar o município sem sair da estrada.
Minutos mais tarde, Lula revelou aos visitantes ter parado em Feira de Santana quando veio com a mãe e os irmãos de Garanhuns para São Paulo.
Apesar de tantas recordações, a dupla saiu do Planalto sem garantia da verba pretendida. Mas Lula ficou de estudar o pedido.


Próximo Texto: Sombra no Planalto: Ministério Público investiga empresa de outro ex-petista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.