São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006/DATAFOLHA

Administração de tucano é avaliada como ótima/boa por 69% dos entrevistados, o melhor índice desde 2001, quando assumiu

Governo Alckmin recebe aprovação recorde

MICHELE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu, na semana em que o tucano foi anunciado candidato a presidente, a melhor avaliação desde 2001, quando ele assumiu o Estado de São Paulo.
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 16 e 17 de março mostra que 69% dos entrevistados avaliam o governo Alckmin como ótimo/bom, um crescimento de sete pontos percentuais desde dezembro. Por outro lado, a proporção dos que consideram a gestão do tucano regular atingiu o menor índice desde 2001, com 23%.
Alckmin tem seu governo mais bem avaliado no interior paulista, onde 72% consideram a gestão tucana ótima/boa. Na capital, esse índice cai para 65%.
Principal concorrente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de outubro, Alckmin vê a taxa de aprovação ao seu governo ficar 31 pontos percentuais acima da aprovação recebida pelo governo Lula, avaliado como ótimo/bom por 38%, conforme pesquisa Datafolha publicada ontem.
Se a eleição fosse agora, os números de aprovação ao governo Alckmin poderiam ter influência sobre os eleitores, segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, 45. "É um cacife que o governador tem para a campanha." Paulino avalia que a exposição do tucano na mídia em função da disputa pela candidatura ao Planalto provavelmente influenciou o aumento da aprovação ao seu governo.
Ainda na comparação com os números do presidente, a boa avaliação do governo Alckmin acompanha a aprovação do desempenho pessoal do tucano, o que não acontece com Lula.
Alckmin tem diferença de apenas um ponto percentual entre as aprovações de seu governo (69%) e de seu desempenho pessoal (68%). Lula vê essa diferença subir para seis pontos percentuais -44% de aprovação ao desempenho pessoal contra 38%.

Covas e Serra
Alckmin, que assumiu o governo de São Paulo com a morte de Mario Covas em 2001, tem sua gestão mais bem avaliada do que a de Covas. Na comparação após cinco anos de governo, Alckmin recebe 69% de ótimo/bom, enquanto Covas, em dezembro de 1999, ficou com 24% de aprovação -e 38% de ruim/péssimo.
O governador Alckmin, que disputou com o prefeito José Serra a vaga de candidato do PSDB à Presidência, vê o índice de aprovação ao seu governo subir entre os que também aprovam a gestão de Serra à frente da Prefeitura de São Paulo. Entre aqueles que consideram o governo Serra ótimo/bom (44%), 84% têm a mesma avaliação do governo Alckmin.
"Os eleitores do Serra tendem fortemente a votar no Alckmin e vice-versa. Aparentemente, é uma dobradinha interessante para o PSDB o Alckmin ser candidato a presidente e o Serra ser candidato a governador", diz Paulino.


Texto Anterior: Toda mídia - Nelson de Sá: Vão aturar
Próximo Texto: Polarização com Serra ajudou, afirma PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.