São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Vão aturar

Foi domingo de PMDB nos canais de notícias e rádios -com muitas piadas sobre o costumeiro "vaivém", no dizer da rádio Bandeirantes.
No "Fatos e Versões", o programa semanal de bastidores na Globo News, reações como:
- O partido é regional, está na cara o que vai acontecer. A gente já viu este filme.
O fim da novela pode ser previsível, mas os capítulos não mudam. Ao longo do dia e entrando pela noite, o enunciado da Band News insistia, depois de três dias no assunto:
- Ala do PMDB perde dois recursos, mas ainda promete recorrer à Justiça.
Na manchete do portal UOL, no meio da tarde:
- Em meio a impasse jurídico, prévias viram consulta informal no PMDB.
De volta à Globo News, fim da tarde, sempre com entrevistas com os opostos Michel Temer e José Sarney. E a locução:
- A direção sugeriu ao partido que faça consulta aos filiados, mas pelo menos em seis Estados, Pará, Alagoas, Piauí, Amapá, Bahia, Maranhão e aqui no Distrito Federal, a consulta não está sendo realizada.
As rádios acrescentavam ainda um sétimo, o Acre. E vêm aí os próximos capítulos:
- Segundo Temer, se a decisão da Justiça for mantida, mesmo assim o PMDB considerará o resultado como um indicativo para o candidato do partido... Ele volta a Brasília no final do dia para definir os próximos passos da ala que é favorável à candidatura própria.
Àquela altura, Garotinho já declarava aos mesmos canais de notícias, rádios e sites:
- Com prévia ou sem prévia, eu irei à convenção do partido, eles vão ter que me aturar.

DA BLOGOSFERA


TRÊS A UM O tucano Geraldo Alckmin virou capa, com enunciados como "ele quer ser um novo Juscelino" ou "Alckmin derrota os caciques"; o também tucano FHC também reagiu com capa, em que ele "explica o Brasil", além de si mesmo

Sexta-feira foi um dia especial na blogosfera brasileira. Um blog foi lançado e repercutiu em outros -e passou a existir, mesmo sem eco em rádios, canais de notícias, telejornais. É o Blog Brasil, ligado à "Época". O que levou à repercussão foi o "furo" de que "Nildo, que ganhou fama na CPI dos Bingos, está longe de passar por dificuldades financeiras".
Curiosamente, a versão em papel da revista sumiu com o "furo". E os telejornais e outros reagiram ao blog, abraçando o ataque lançado pelo caseiro, em coletiva. A defesa partiu, sintomaticamente, de outro blog, de Alon Feuerwerker:
- O mundo ameaçou desabar porque Gustavo Krieger e Andrei Meirelles contaram no blog que o caseiro Francenildo tem movimentação bancária incompatível com sua renda... Quando resolveu falar, tornou-se um homem público. Neste aspecto, não há diferença entre ele e Antônio Palocci -ou a vida privada de ambos é relevante como assunto jornalístico ou não. De ambos, bem ententido. Jornalismo não é torcida.

Um sonho
Quando se pensava que a novela havia acabado, vem Geraldo Alckmin e diz, das rádios aos canais de notícias, que José Serra como candidato ao governo de São Paulo é "uma boa solução", mais até, "um sonho".
Como adiantou o blog de Josias de Souza, foi o que o candidato tucano levou a Jorge Bornhausen, do PFL, para as negociações que prosseguem hoje, segundo a Globo News.
De novo, oferece a cidade.

Juntos
Alckmin já tem marqueteiro: Luiz González, que atuou com Serra, dois anos atrás. Segundo Kennedy Alencar, na Folha Online, "Duda Mendonça diz que González é o mais competente hoje em atividade".

O terror
O "Jornal Nacional" nem deu, no sábado, a pesquisa que trazia o crescimento de Alckmin. Pior, abriu a escalada de manchetes com a violência paulista:
- O terror contado em horas. Vítimas de seqüestro narram o desespero sob a mira de armas.
A Record, que deu a pesquisa sem maior destaque, também explorou a insegurança:
- Comoção e revolta em São Paulo. Família do empresário morto em tiroteio entre PMs e bandidos exige segurança.
Por outro lado, o "SBT Brasil" nem esperou e, ainda no sábado, mandou nas manchetes:
- O renascimento do Tietê. Mais largo e fundo, um dos principais rios está de cara nova.


@ - nelsondesa@folhasp.com.br


Texto Anterior: PFL tem tempo "suficiente", diz Bornhausen
Próximo Texto: Eleições 2006/Datafolha: Governo Alckmin recebe aprovação recorde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.