São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia de Minas investiga depredação de túmulo do presidente Tancredo Neves

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Turistas que visitaram o cemitério da igreja de São Francisco, um dos locais mais famosos da cidade histórica de São João del-Rei (180 km de Belo Horizonte), encontraram quebrado, anteontem à tarde, o túmulo onde está enterrado o presidente Tancredo Neves (1910-1985).
A pedra de granito -sobre a qual havia uma cruz e inscrições com nome e data de nascimento e morte do político- estava rachada ao meio.
A Polícia Civil apura o caso, mas evitou dizer se os danos foram causados por vândalos.
Uma perícia foi realizada no local. Imagens captadas pelo circuito interno da igreja também estão sob análise dos peritos. O laudo deve ser entregue em 30 dias.
"Não houve violação do túmulo, a princípio. O tampo é de granito. Alguém pode ter subido para tirar foto e quebrou a pedra. A Polícia Civil está investigando, mas, ao que parece, foi um acidente", disse o coronel da Polícia Militar Milton de Oliveira Costa.
Segundo a secretaria da igreja, a pedra pode ter se quebrado por "desgaste".
Funcionários da igreja são responsáveis por vigiar o local, que é tombado. O cemitério é aberto para visitas e, em época de férias e em feriados, recebe mais de 300 pessoas por dia. A igreja afirmou que a família de Tancredo foi informada do incidente e que a pedra foi trocada no mesmo dia.
Nascido em 1910, em São João del-Rei, Tancredo foi eleito em 1985, com 480 votos no Colégio Eleitoral, o primeiro presidente civil do Brasil após o regime militar.
Sua posse no cargo estava prevista para o dia 15 de março, mas, na véspera, foi internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais. Depois de sete cirurgias, Tancredo morreu em 21 de abril de 1985, aos 75 anos, vítima de infecção generalizada, em São Paulo.


Texto Anterior: "Ficamos mais bravos ainda" depois da medida da mineradora, afirma Stedile
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Vale, Petrobras etc.
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.