São Paulo, sexta, 20 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro nega interesse em apoio de Quércia

VANESSA HAIGH
da Sucursal de Brasília

O pré-candidato à Presidência da República pelo PPS, Ciro Gomes, afirmou ontem que não está interessado no apoio do ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) e do senador Roberto Requião (PMDB-PR) à sua candidatura.
Ciro participou ontem de café da manhã com os líderes do PL, com quem discutiu as possibilidades de aliança em torno de seu nome.
"Não quero montar uma aliança de ressentidos nem um ajuntamento das oposições contra FHC; quero fazer um programa de caráter positivo, construtivo", disse Ciro ao final do encontro com os deputados federais Álvaro Valle (PL-RJ) e Valdemar Costa Neto (PL-SP).
Já o apoio do ex-presidente Itamar Franco, alvo de humilhações na convenção do PMDB para decidir sobre a candidatura própria do partido, é aguardado ansiosamente por Gomes. "Somos amigos, mas não quero fazer pressão nem pedir apoio. O melhor é deixá-lo decidir o que é melhor para ele e para o Brasil", comentou.
A tática de se afastar de Quércia também é uma maneira de Ciro marcar uma oposição a Lula, que declarou recentemente admitir uma aliança com o ex-governador paulista.
O distanciamento em relação a Lula faz parte do projeto de Ciro Gomes de se colocar como uma alternativa entre o candidato do PT e FHC.
A aproximação do PPS com o PL, um partido de perfil conservador, também faz parte da estratégia de Ciro de se apresentar como um candidato de centro-esquerda.
Ele negou que o minuto que terá a mais no horário eleitoral gratuito caso o PL confirme seu apoio seja levado em consideração.
"Vivem me pedindo declarações sobre alianças que me darão minutos na televisão ou dinheiro para a campanha, mas eu quero promover a rebeldia contra esta prostração moral que tomou conta da política", disse Gomes.
Ao final da entrevista, o candidato não se acanhou em pedir votos aos jornalistas presentes.
"Vocês também são eleitores", justificou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.