São Paulo, segunda-feira, 20 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Cota é usada por critério pessoal, dizem deputados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) negou ter pedido passagens aéreas para o exterior e não reconheceu os nomes das cinco pessoas que aparecem como beneficiárias de sua cota pessoal. "Nunca autorizei passagens internacionais em meu gabinete. Vou encaminhar nesta segunda-feira [hoje] um requerimento para que isso seja investigado", disse.
O deputado Fernando Coruja (PPS-SC) também negou ter autorizado a emissão de passagens aéreas para quatro pessoas viajarem para Miami (EUA). "Não conheço esses nomes, mas vou querer uma investigação", afirmou o parlamentar.
Coruja, porém, reconheceu o uso de bilhetes da Câmara para viagens de amigos e familiares a Buenos Aires e Paris, em 2007. "Aproveitei os créditos que tinha", disse.
Além de ter cedido parte de sua cota para a filha e para a mulher irem para o exterior, o deputado Dagoberto Nogueira (PDT-MS) autorizou a emissão de bilhetes para o chefe de gabinete dele, Sérgio Vieira, e a mulher, Sandra Vieira, visitarem Milão (Itália). "Mas eu não cometi nenhuma ilegalidade, já que era permitido", disse.
O regimento da Câmara era omisso em relação ao uso de bilhetes por terceiros para viagens ao exterior. Nas novas normas anunciadas na semana passada, não há referência a esses trajetos.
O deputado Moreira Mendes (PPS-RO) confirmou que usou sua cota de passagem para levar a mulher e o filho a Miami em 2007. Ele, entretanto, negou-se a contar o motivo da viagem e questionou a origem da informação. "É uma informação privada. Acho que isso não está correto. Não deveria estar na sua mão, mas já que está eu vou dizer a mesma resposta que todos os outros [deputados] deram: o uso da passagem é critério do deputado."
A Folha não localizou os deputados Waldir Maranhão (PP-MA), Marcelo Melo (PMDB-GO) e Ruy Pauletti (PSDB-RS).


Texto Anterior: Parentes ganham bilhetes de membros do Conselho de Ética
Próximo Texto: Políticos são cobrados por empresários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.