São Paulo, terça, 20 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputada desmente suspeitas sobre 'sr. X'

da Sucursal de Brasília

A deputada Célia Mendes (PFL-AC) disse ontem que não sabe se o "Senhor X" (o autor das gravações que denunciam a compra de votos para aprovar a emenda da reeleição) é o seu marido, o ex-deputado Narciso Mendes.
"Desconheço qualquer ligação ou que o senhor Narciso seja o senhor X", disse ontem a deputada: "Quem o acusa tem de provar".
A comissão de sindicância da Câmara, criada para investigar a denúncia, suspeita que Narciso seja o "Senhor X" com base nos depoimentos dos deputados envolvidos.
Na semana passada, o principal acusado, deputado Ronivon Santiago (sem partido-AC), disse à comissão que o "Senhor X" poderia ser um ex-deputado do Acre, casado com uma deputada.
No final da manhã, Célia entregou uma carta ao coordenador da comissão, Severino Cavalcanti, desmentindo reportagens, publicadas ontem pelos jornais "O Globo" e "Correio Braziliense", de que o casal teria gravado 18 fitas.
As reportagens teriam se baseado em informações do advogado Ruy Duarte, contratado pelas empresas de Narciso Mendes. "O doutor Duarte não está autorizado a falar sobre a minha vida parlamentar", afirmou Célia.
"Eu não sou a 'Senhora Y' (como o advogado a teria identificado)", disse: "Agora, o 'Senhor X' pode ser qualquer um de nós". Por sua vez, o advogado negou que tenha afirmando aos jornais que o "Senhor X" é Narciso Mendes.
A deputada disse que vai solicitar cópia das fitas para ter certeza se a voz do autor das gravações é do seu marido. "Se eu reconhecer a voz do meu marido, com quem estou casada há 23 anos, serei a primeira a dizer", afirmou.
"Eu perguntei ao Narciso, e ele pediu para ouvir a fita", contou ela. "Não temos nenhuma privacidade nesses gabinetes. Eu muitas vezes ouvi conversas sobre a prática de aliciamento de votos, mas não tenho como provar."
No encontro com a deputada, Cavalcanti combinou de mandar o convite para que Narciso preste depoimento à comissão hoje pela manhã. Até o fechamento desta edição, Narciso não havia informado se vai atender ao convite.
Célia disse que o convite seria analisado pelo casal: "Ele tem o direito de não falar sobre hipóteses". Ela está analisando a possibilidade de pedir garantia de vida ao presidente da Câmara, Michel Temer. Segundo ela, desde que começaram os boatos sobre a identidade do "Senhor X", sua família vem sofrendo ameaças de morte.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã