São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Ex-presidente da SIP faz crítica a ataques à liberdade de expressão

Júlio César Mesquita diz que obstáculos na América Latina são preocupantes

DA SUCURSAL DO RIO

Palestrante do seminário "Liberdade de Imprensa: Realidade, Obstáculos e Soluções" na PUC do Rio, o jornalista Júlio César Mesquita, membro do Conselho Editorial do jornal "O Estado de S. Paulo", manifestou preocupação com a propagação de ações contra a liberdade de imprensa no continente.
"O que nos preocupa são os vários obstáculos que existem e se disseminam nos países latino-americanos, e que, de maneira consciente ou não, abrem a possibilidade para a repressão da liberdade de expressão", falou Mesquita, ex-presidente da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa).
"O objetivo específico da SIP hoje é debater as ameaças à liberdade de expressão: primeiro vamos defini-las e depois apresentar alguns indicadores para identificar as violações óbvias e os obstáculos sutis do ponto-de-vista conceitual" afirmou.
Para Mesquita, ações contra a liberdade de expressão podem resultar na "eliminação de meios de comunicação independentes", na "criação de agências de notícias dirigidas pelo governo" e em "ações criminais injustificadas contra jornalistas que criticam autoridades, o que gera autocensura".
O jornalista Chico Otávio, professor da PUC e repórter de "O Globo", afirmou que o governo não deveria insistir na criação de mecanismos de controle do trabalho da imprensa.
Também participaram a professora Jessica Carvalho Morris, da Faculdade de Direito da Universidade de Miami, o advogado Carlos José Guimarães e os professores de jornalismo Leise Taveira e Leonel Aguiar.


Texto Anterior: Mudança na Folha traz novos colunistas
Próximo Texto: Protesto: Índios entram em confronto com segurança da Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.