São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

Abuso de poder

NELSON DE SÁ
EDITOR DA ILUSTRADA

Começou no Jornal Nacional de anteontem, que expôs os diálogos levantados pelo Ministério Público -de traficantes presos em Bangu 1, encomendando pelo telefone celular um míssil.
Na sequência, William Bonner, muito sério:
- A governadora do Rio, Benedita da Silva, não fez comentários. Ela se limitou a falar dos promotores, que impediram a entrada do secretário da Justiça no presídio.
E a petista surgiu bradando não contra o míssil, não contra o tráfico, mas contra o "abuso de poder" do Ministério Público. Nada bom, para a segunda maior vitrine do PT.
E a coisa piorou ontem. A Globo entrevistou de manhã o secretário da Justiça:
- Por que ainda não foram instalados bloqueadores de celulares?
- Estão para ser. Nós recebemos o Estado com poucas verbas...
À noite, no JN de ontem, o cerco prosseguiu, exclamando já nas manchetes o comércio de "granadas de guerra" no presídio. E mais:
- A governadora Benedita da Silva se defendeu das acusações de que não estava tomando providências para acabar com o uso de celulares. Disse que esperava apenas uma autorização da Justiça. Ela voltou a criticar o Ministério Público.
E entra Benedita dizendo que "não era preciso uma operação dessa natureza".
E a coisa não parou aí. No mesmo JN, FHC abriu a semana antidrogas diante de atores de "O Clone", além da autora Glória Perez, que ganhou diploma e beijos do presidente.
Na cerimônia, segundo outros relatos, ele contou como a novela das oito ajudou a "despertar a consciência nacional" -e como seu governo vai lutar contra o "mal" que é o tráfico.
Para encerrar, mais uma vez, William Bonner:
- O governo federal autorizou a liberação de R$ 160 mil para a instalação de bloqueadores de celular no presídio de Bangu 1. Amanhã serão mais R$ 160 milhões do Plano Nacional de Segurança. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais receberão a maior parte do dinheiro.
Um massacre.
 
Com tudo isso, ontem pode ter sido o melhor dia na campanha de Lula. Estava lá, na última manchete do mesmo JN:
- José Alencar vai ser o vice na chapa de Lula.
Até a Igreja Universal aceitou Lula, deixando Garotinho ainda mais isolado e com a candidatura sob risco.
De braço dado com seu empresário conservador, o petista vai atrás do primeiro turno, a sua maior chance.



Texto Anterior: Polêmico, Mendes toma posse hoje no STF
Próximo Texto: Grafite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.