São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006/DATAFOLHA - RIO

Cabral amplia vantagem e pode vencer no 1º turno

Pesquisa mostra peemedebista com 41% dos votos contra 20% de Crivella, do PRB

A chance de vitória em 1º de outubro cresce porque, se a disputa fosse hoje, Cabral teria 52% dos votos válidos, dentro da margem de erro


PLÍNIO FRAGA
DA SUCURSAL DO RIO

O senador Sérgio Cabral (PMDB) ampliou para 21 pontos a vantagem em relação a seu principal adversário, o também senador Marcelo Crivella (PRB), e se aproximou da vitória em primeiro turno na disputa pelo governo do Rio.
A 73 dias da eleição, pesquisa Datafolha mostra Cabral com 41% das intenções de voto contra 20% de Crivella. O peemedebista cresceu seis pontos percentuais no levantamento realizado na segunda e na terça-feira em relação à pesquisa de maio. O candidato do PRB oscilou dois pontos para cima.
Se a eleição fosse hoje, o peemedebista atingiria 52% dos votos válidos. Como a margem de erro é três pontos percentuais para mais ou para menos, Cabral pode estar numa faixa entre 49% e 55%. Para vencer em primeiro turno, precisa de mais da metade dos votos válidos -exceto brancos e nulos.
Contraditoriamente, Cabral ganhou votos no mesmo período em que aumentou cinco pontos percentuais a reprovação dos eleitores à sua principal apoiadora e correligionária, a governadora Rosinha Matheus, rejeitada por 39%.
A candidata do PPS, Denise Frossard, que em junho recebeu o apoio do prefeito Cesar Maia (PFL), oscilou um ponto negativamente, passando de 10% para 9%. Maia, no mesmo período, melhorou em seis pontos percentuais a aprovação de sua administração no Rio, mas não conseguiu, pelo menos até agora, transferir votos para a sua candidata.
Maia, cuja administração é aprovada por 37% dos entrevistados, retirou a candidatura do pefelista Eider Dantas, seu ex-secretário de Obras, na tentativa de reforçar os votos para Frossard, sua opção contra Sérgio Cabral, aliado do seu principal adversário no Estado, o presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho.
Cabral, Crivella e Frossard formam o primeiro pelotão da eleição fluminense. Os oito candidatos restantes aparecem com entre 0% e 3%, inclusive Vladimir Palmeira (PT). Crivella tem a maior rejeição (26%), seguido por Cabral (15%) e Frossard (13%).
O Datafolha ouviu 1.243 eleitores em 34 municípios do Rio. A pesquisa está registrada no TRE como 45797/2006.

Senado
A candidata do PC do B, Jandira Feghali, lidera a disputa pelo Senado no Rio com 20% das intenções de voto, revela o Datafolha. É seguida por Francisco Dornelles (PP), com 15%, e Ronaldo Cezar Coelho (PSDB), com 8%.


Texto Anterior: Suplicy lidera disputa para o Senado em SP, com 37% das intenções de voto
Próximo Texto: Aécio lidera a disputa com 73% em Minas e ganharia no 1º turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.