São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

De volta a 23 de julho

Na manchete da Folha Online, no meio da tarde, "Bovespa sobe e chega perto de zerar perdas com a crise nos EUA". Na submanchete do UOL, início da noite, "dólar cai mais", para R$ 1,86 contra R$ 1,84 "em 23 de julho, um dia antes de surgir a turbulência". A Veja On-line registrou "a volta dos IPOs", as ofertas de ações das empresas, que "haviam pisado no freio".
E no site do "Wall Street Journal", no título sobre a pesquisa Merrill Lynch com "gerentes de dinheiro", "Investidores voltam a favorecer emergentes" sobre os desenvolvidos. Apurou-se "um retorno aos níveis de julho". Nos Brics, em particular. "O Brasil continua a ser a nação preferida" para os investimentos, ainda que tenha perdido um pouco de volume para a Índia.

UM ETANOL E OUTRO
O "New York Times" deu editorial contra o etanol de milho produzido pelos EUA -e também Europa e China- citando razões econômicas.
"Em vez de importar etanol barato do Brasil, feito de cana, os EUA impõem uma tarifa de 54 centavos por galão sobre o etanol do Brasil", sublinhou. "E daí concedem um subsídio fiscal de 51 centavos por galão aos produtores americanos", os mesmos que já recebiam antes "subsídios generosos".
Em suma, no enunciado na home do UOL, ""NYT': etanol brasileiro faz mais sentido".

DELIRANTE E IMENSO
Quem não anda feliz são os produtores daqui. Em notícia desde a feira de Sertãozinho, a Reuters deu que eles "temem um crescimento "delirante'".
"Quanto etanol queremos produzir? Ninguém sabe", diz Roberto Rodrigues, "porém acrescentando que é imenso o potencial de mercado".

OS METALÚRGICOS
Em pleno "boom" do setor no Brasil, o "Detroit Free Press" deu a paralisação dos metalúrgicos de Ford, Volks, Mercedes etc., por redução na jornada e acordo nacional.

TCU aponta irregularidades "graves" em 29 obras do PAC.
Enunciado das manchetes dos portais G1 e iG, ontem à noite, em meio à votação da prorrogação da CPMF.

SEIS MILHÕES
Abrindo o "JN", em meio à votação da CPMF, "Estudo mostra redução da miséria no Brasil". Na manchete do Globo Online ao longo da tarde e noite, "Seis milhões de brasileiros deixaram a linha da miséria". E na Reuters Brasil, "Miseráveis são menos de 20% pela primeira vez". É pesquisa da FGV, com queda de 15% na miséria de 2005 para 2006, por conta de Bolsa Família e aumento salarial à "parcela mais pobre". E "a desigualdade também caiu".


O lançamento on-line, ontem, desde a China

O SATÉLITE
O "pilar da aliança entre o Brasil e a China" foi destaque do chinês "Diário do Povo" e da Agência Brasil. E foi notícia do indiano "Hindu Times" ao sul-africano "Independent", da agência russa Novosti à cubana Prensa Latina e à "bolivariana" de Hugo Chávez. Mais Reuters, Efe, France Presse e sites dos EUA tipo Space.com. Mais a Globo, que sublinhou o "sucesso" sino-brasileiro "no ar".

O FIM DO COMERCIAL
A agência Dow Jones deu que a gigante Google, após os testes que realizou nos EUA, na Alemanha e no Brasil, decidiu levar sua publicidade on-line denominada "gadget" -com interação e não spots- para mais de cem países.

GAMES E OS BRICS
E o "WSJ" deu que a gigante Sun iniciou pela China um "esforço nos emergentes de crescimento rápido, como Índia e Brasil", onde o volume crescente de internautas em games "torna "exponencial" a demanda por seus produtos".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Campo minado: Polícia do RS pede ao Ministério Público fim de marcha do MST
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.