São Paulo, sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Texto Anterior | Índice

Para Aldo, tucanos vêem o Nordeste como "colônia"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pelo segundo dia consecutivo, o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), voltou a insinuar que os adversários do presidente Lula estimulam a divisão de classes no Brasil ao, supostamente, propagarem a idéia de que "só os eleitores do PFL e do PSDB são esclarecidos".
"Eles precisam aprender a respeitar todos os eleitores, os do Lula, os do Alckmin, os eleitores com doutorado honoris causa e os que sabem apenas assinar o nome", afirmou.
Aldo disse que os tucanos olham para o Nordeste como os colonizadores ingleses tratam as colônias africanas.
"Os tucanos e o PFL acham que só os eleitores deles são esclarecidos. Enquanto eles continuarem a tratar o Nordeste como os colonizadores ingleses tratam as colônias africanas... os tucanos não são administradores ingleses e o Nordeste não é uma colônia africana." Apesar de ter sido eleito por São paulo, Aldo é de Viçosa (AL).
Para Aldo, a visão do PSDB e do PFL é "muito elitista, antidemocrática". Ele afirmou ter achado um "exagero" as declarações de Alckmin na véspera, de que, caso Lula seja reeleito, o novo governo "acaba antes de começar". "Ele já está antecipando um cenário pelo qual o atual presidente é reeleito."
Anteontem, Aldo recorreu à Guerra de Canudos, no fim do século 19, para afirmar que "os portadores da modernidade" às vezes chegam a "resultados desastrosos". "É preciso que os intelectuais tucanos que se julgam portadores da modernidade contra o atraso que seriam os eleitores de Lula tenham cuidado para não se comportar da mesma forma que os modernizadores que combateram Canudos e que terminaram, em vez de proteger a democracia, protegendo o barão de Jeremoabo", atacou, referindo-se a um dos maiores latifundiários da época de Canudos.


Texto Anterior: Eleições 2006/Presidência: Virgílio lista concessões de Lula à iniciativa privada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.