São Paulo, terça-feira, 20 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doadora pode ser multada em R$ 59 milhões

DA REPORTAGEM LOCAL

A AIB (Associação Imobiliária Brasileira) já é alvo de uma ação do Ministério Público que pode resultar em uma multa de cerca de R$ 59 milhões. A representação foi enviada à Justiça em agosto, após o Conselho Superior do Ministério Público ter questionado a validade de um acordo assinado entre o promotor eleitoral da capital e a AIB, que livrava a entidade de investigações.
Segundo a Promotoria, a multa corresponde a dez vezes o valor doado irregularmente pela AIB a vereadores e a comitês financeiros de partidos da capital nas eleições de 2008.
Porém, antes de processar a entidade, em maio o promotor de Justiça Eleitoral Mauricio Lopes assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a AIB, pelo qual a associação se comprometia a nunca mais realizar doações eleitorais. Em troca, a AIB não seria investigada.
Em julho, a legalidade do TAC começou a ser discutida no Conselho Superior do Ministério Público. Ante o ataque de conselheiros ao acordo, Lopes resolveu processar a AIB, antes mesmo da decisão final do órgão sobre o caso.
A AIB nega a realização de doações ilegais.


Texto Anterior: Juiz cassa 13 dos 55 vereadores de SP por doações irregulares
Próximo Texto: Outro lado: Cassações vão cair, dizem advogados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.