São Paulo, quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

A caravana passa

Na manchete do portal Terra, "Exclusivo: juiz Fausto De Sanctis vai condenar Daniel Dantas". Na home do Terra Magazine, a explicação de que "a Operação Satiagraha e suas conseqüências nos tribunais têm uma lógica" e "é possível afirmar que, salvo medidas jurídicas de última hora, o banqueiro será condenado pelo juiz". Por fim, escreve Bob Fernandes, "da mesma forma lógica, não é difícil antever o que se dará quando o processo subir, quando for julgado além da 6ª Vara Federal".

 

Por outro lado, registra a Veja.com, na noite de terça "Lula compareceu a um compromisso que raramente aceita: um evento de comemoração do aniversário de uma empresa". Eram os 60 anos da Andrade Gutierrez. "Na mesa principal", escreve Lauro Jardim, "estavam, além de Lula, Sérgio Andrade e Carlos Jereissati, donos da futura Oi/BrT".

O PODER DAS PERGUNTAS
BBC/guardian.co.uk
Obama e Lula relutam e cerram olhos, diante das perguntas

O blog de Patricia Kogut e o site Meio e Mensagem postaram, por aqui. E o Media Guardian, do jornal britânico, postou o vídeo. É a nova campanha da BBC, intitulada "O Poder das Perguntas" e iniciada ontem em publicações e sites pelo mundo. Apresenta suas "perguntas difíceis" ou assassinas (killer questions) como as "armas mais poderosas" do canal de notícias. Para ilustrar, cenas de "líderes mundiais" engasgando para responder. Entre outros, George W. Bush e Lula, este entre Barack Obama e Nelson Mandela, gaguejam e pausam. É para mostrar seu "rigor jornalístico", com quem quer que seja.

DOHA ÀS PRESSAS

A representante americana no Fórum Econômico Ásia-Pacífico anunciou que George W. Bush viaja à reunião em Lima, no Peru, para "pressionar pessoalmente pela retomada de Doha". É o que move o encontro, segundo o título da AP, "ressuscitar Doha", com a presença também de China e Rússia. "Mas grandes atores, inclusive Brasil e Índia, estarão ausentes."
De Brasília, o chanceler Celso Amorim deu entrevista a Reuters e outras, para afirmar que, agora sim, existe "vontade política". Mas alguns ainda relutam, por não saber como Obama reagiria ao acordo.

INVASÃO CHINESA
Na manchete on-line do peruano "El Comercio", ontem, "Hu Jintao é o primeiro presidente a chegar para a cúpula da Apec", o Fórum Ásia-Pacífico. Não foi só para a reunião. "Chegou com 600 empresários de seu país."

E RUSSA
No enunciado do "Moscow Times" reproduzido no "Miami Herald", também "Dimitri Medvedev quer negócios de verdade na América Latina", ele que vem ao Peru e também Brasil, Venezuela e Cuba, em turnê pela região.

O INSULTO
As-Sahab/thesun.co.uk
O vídeo ataca Obama por não seguir o islamismo de seu pai

"New York Times", "Washington Post" e outros evitaram destacar. Mas o site do tablóide "The Sun", reproduzindo o vídeo do "site oficial da Al Qaeda, o As-Sahab", e depois os sites Huffington Post e Drudge Report e muitos outros trombetearam manchetes para afirmar que a Al Qaeda "insultou" Barack Obama.
Em árabe, falando por mais de 11 minutos, o número dois da organização chama o presidente eleito dos EUA de "abeed al-beit", escravo caseiro. Mas a legenda em inglês apresentada pela própria Al Qaeda traduz como "house Negro", negro caseiro. Foram insultados também os dois secretários de Estado de Bush, ambos negros, Colin Powell e Condoleezza Rice.

UM PEDAÇO

Via agências como a Bloomberg, o encontro internacional sobre aquecimento global na Califórnia abriu com a assinatura de acordo pelo governador Arnold Schwarzenegger com "representantes do Brasil", visando "combater o desmatamento". Foi para "mandar uma forte mensagem", declarou o ator. O governador do Amazonas, Eduardo Braga, também presente, disse que "adicionar valor econômico à floresta é o único meio de preservá-la".
A "Economist", em blog, ironizou que "a Califórnia comprou um pedaço do Brasil", mas apoiou.


Texto Anterior: Jogo do bicho: Supremo torna pública ação contra ministro
Próximo Texto: Decisão do TSE mantém Cassol no cargo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.