UOL

São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRA

Avião boliviano invade espaço aéreo brasileiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Comando da Aeronáutica informou ontem que está investigando fatos relacionados com a queda de um helicóptero em Rondônia, perto da fronteira com a Bolívia, e que gerou a invasão do espaço aéreo brasileiro por uma aeronave boliviana ligada à agência de combate ao narcotráfico dos Estados Unidos (DEA).
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, conversou ontem com o ministro José Viegas (Defesa) e afirmou que "não se trata de um problema de invasão de território, mas uma emergência de caráter humanitário".
O helicóptero caiu na floresta amazônica, perto da fronteira com a Bolívia, deixando dois mortos e um sobrevivente. Uma aeronave boliviana invadiu o espaço aéreo brasileiro para resgatar as vítimas e só depois que a operação foi concluída o fato foi informado à Embaixada do Brasil na Bolívia.
Segundo Suplicy, o governo brasileiro aguarda explicações que foram solicitadas à Embaixada da Bolívia em Brasília.
Em nota, a Aeronáutica afirma que o helicóptero realizava um vôo controlado no território boliviano. Por razões desconhecidas, fez um pouso forçado na floresta, no lado brasileiro.


Texto Anterior: Defesa de Gomes da Silva faz críticas à "pressa" da Justiça
Próximo Texto: Panorâmica - Imprensa: Jornalistas da Folha ganham Prêmio CNT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.