São Paulo, segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Sobe ou desce

Sexta e o "Financial Times" publica a reportagem "Brasil surpreende com alta em recursos externos", de Richard Lapper e John Rumsey. Abrindo o texto, "não passa dia sem notícia de mais investimento". Diz um economista do Bear Stearns que "as pessoas estão totalmente apaixonadas pelo Brasil". No mesmo dia, o site do "Wall Street Journal" postou reportagem de Alastair Stewart com a avaliação de que 2008 poderia ser um ano "ainda mais forte" em fusões e aquisições.
Ontem no site do "FT", Lapper, editor para América Latina do jornal, já era mais contido, destacando as 15 empresas que pediram adiamento do lançamento de ações, um terço das agendadas nos "próximos meses". E a Efe deu que o Goldman Sachs prevê crescimento menor dos Brics, "diante da previsão de recessão nos EUA". Para o Brasil, acredita em 4,8% de crescimento contra 5,4% em 2007 e desaceleração das inversões.

PECHINCHAS
Na capa do "New York Times", "Investidores externos compram agressivamente nos EUA". Com os fundos soberanos, "aproveitam o dólar fraco para levar pechinchas". Mas "congressistas pedem maior atenção para que não ganhem influência no sistema financeiro e na tecnologia militar".

E TEMORES
"Incerteza econômica vai dominar Davos", adiantou o "FT" para a semana. O tema do Fórum Econômico é O Poder da Inovação Colaborativa, "mas ele deverá se concentrar nos temores", a saber, com "a crise de crédito imobiliário, a transferência de poder para os produtores de energia" etc.

"IMPOSTO"

revistaforum.com.br


O "FT" postou que a Colômbia pode acabar cedendo às pressões de Hugo Chávez, como tratar as Farc por forças "legítimas", para manter o acesso ao mercado venezuelano -agora que o mercado americano, em contraste, vislumbra recessão.
Já a "Fórum" foi a acampamento das Farc e ouviu as desculpas para a relação com o tráfico ("cobramos impostos de quem compra dos camponeses" a coca) e para os seqüestros ("cobramos impostos de quem tem mais de US$ 1 milhão" e, "quando eles não pagam, nós prendemos").

DROGAS, ARMAS E SAMBA

guardian.co.uk


No "Guardian" de sábado, o correspondente Tom Philips publicou a longa reportagem "Drogas, armas e passagem secreta: uma escola de samba em crise". Perfilou "um dos grandes símbolos da música brasileira", a Mangueira, com crueza, "a dias do Carnaval"

"THRILLER" SEM-TERRA

leightongage.com


Começam a sair nos EUA as resenhas de "Blood of the Wicked" (Soho Press), algo como "sangue dos maus", "thriller político" que conta a investigação por policial federal da morte de religioso nas "guerras por terra". O modelo seria Dorothy Stang

NO PARÁ
Gary Duffy reportou na BBC sobre o alerta, dado por uma organização religiosa, de ameaças à vida do padre francês Henri des Rozies, da Comissão Pastoral da Terra. Ele atua no Pará, onde há dois anos foi morta Dorothy Stang, e já está sob proteção policial.

NA PASSARELA
O mesmo correspondente destacou, da São Paulo Fashion Week, que o predomínio de modelos brancas levou o estilista Judy Blame e o diretor de moda da "Vanity Fair", Michael Roberts, a expressar sua "surpresa e preocupação". Sábado, Gilberto Gil também.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Vice-presidente: Alencar se recupera em casa e diz que está se sentindo bem
Próximo Texto: Entrevista da 2ª/Herbin Hoyos Medina: "Um seqüestrado sem alento, quer a morte"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.