São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula omite razão para secretário virar ministro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um anúncio equivocado do presidente Lula levou as cerca de mil pessoas que lotaram o salão nobre do Planalto a ovacioná-lo na posse do novo ministro da Igualdade Racial.
No discurso, Lula disse que assinara medida provisória transformando a secretaria em ministério: "Eu mandei uma medida provisória transformando-a em ministério", disse Lula, que teve sua fala interrompida por gritos eufóricos dos presentes -em sua maioria da secretaria e do movimento negro.
Uma hora e meia após o fim do evento, o Planalto revelou que a MP só altera o cargo do titular de secretário especial para ministro de Estado. A função, o tamanho e o orçamento da secretaria não mudam.
O que Lula não disse é que a MP foi feita para que Edson Santos não precisasse renunciar ao mandato de deputado. Pela Constituição, não perde o mandato de deputado ou de senador aquele que assumir o cargo de ministro de Estado -antes, Santos seria apenas secretário especial.
O secretário nacional de Segurança Pública, Antonio Carlos Biscaia, primeiro suplente de deputado federal pelo PT do Rio, deve deixar o cargo nos próximos dias para assumir a vaga na Câmara: "Ainda vou conversar com o ministro Tarso Genro, mas ficaria inviável não retomar o mandato. Perderia a minha vez". (ES)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Comissão vai analisar suspeitas contra Lupi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.