São Paulo, domingo, 21 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquerda do PT se reúne para debater "outro Brasil"

DA REDAÇÃO

Quinze parlamentares da esquerda do PT realizam hoje o seminário "Queremos um outro Brasil", no qual pretendem fazer um balanço das políticas econômica e social do governo Lula.
O nome do evento já adianta que, na esteira desse balanço, virão críticas contundentes à política econômica do governo. "Nós vamos combater esse modelo econômico", diz um dos articuladores do seminário, o deputado Ivan Valente (PT-SP).
O evento, que provavelmente terá críticas diretas ao ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda), ocorre justamente quando o governo federal quer "blindar" o ministro contra ataques. Nas últimas semanas, aliados do governo -entre eles os petista- pediram, em público, mudanças na política econômica.
Também vão participar do seminário intelectuais que devem avaliar e, não obstante, criticar a política econômica do governo. Dentre os convidados estão os economistas Carlos Eduardo Carvalho, da PUC-SP, Ricardo Carneiro, da Unicamp, e Laura Tavares, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Tavares foi convidada para fazer uma avaliação da política social de Lula. Para ela, primeiro é preciso mudar a política econômica. "É difícil cumprir as metas na área social, colocadas pelo governo, com um ajuste fiscal como o que estamos vivendo."
O deputado João Alfredo (PT-CE) também deve estar no debate. "Não se pode negar que há uma disputa de posições dentro do governo. A economia teve resultado pífio. Há estagnação, queda na renda e ainda mantemos um superávit fiscal."
Para a deputada Maninha (DF), outra que deve participar do seminário, o evento tem o objetivo de fazer propostas."O governo afirma que haverá mudanças, mas o tempo está acabando e as mudanças ocorrem."
(VIRGILIO ABRANCHES)

Texto Anterior: Coisa de momento: PSB compara Lula a Pagodinho em site
Próximo Texto: Janio de Freitas: Entre mudar e fracassar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.