São Paulo, terça-feira, 21 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra tem maioria entre eleitores de Alckmin e de Lula

DA REDAÇÃO

Se decidisse concorrer ao governo de São Paulo, José Serra teria hoje a maioria dos votos não só entre aqueles que votariam em Geraldo Alckmin para presidente. A maior parcela dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva também votaria no prefeito.
O Datafolha indica que 71% dos paulistas que votariam em Alckmin para o Planalto fariam o mesmo em relação a Serra na corrida ao Bandeirantes. O mesmo ocorreria com 60% dos eleitores do prefeito, que bisariam o voto em Alckmin.
Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, isso mostra que é "muito fácil" a transferência de votos de um para outro, o que pode beneficiar Alckmin na disputa presidencial -Serra era o candidato mais forte do PSDB nas pesquisas antes de perder a vaga.
"Me parece que num primeiro momento passou para o eleitorado a disputa interna, mas, a partir do momento em que foi definido o candidato, aparentemente não houve um desgaste tão grande em relação a isso."
Lula não tem o mesmo sucesso de Alckmin na transferência de voto para seus candidatos na disputa pelo governo de São Paulo. De 41% a 47% dos seus eleitores votariam em Serra no Estado.
Apenas 22% dos eleitores do petista dizem que votariam em Aloizio Mercadante caso ele fosse o candidato do PT para o governo. O número sobe para 24% quando a petista na disputa é Marta Suplicy.

"Óbvio"
Serra classificou ontem como "previsível" sua liderança na pesquisa Datafolha sobre a sucessão estadual. "É meio óbvio. Se eu estava na frente da pesquisa para presidente em São Paulo, é mais ou menos evidente que estaria na frente para o governo do Estado", disse.
Na pesquisa, divulgada ontem, Serra aparece com 58% dos votos contra Mercadante e 50% quando enfrenta Marta. Em ambos os cenários, o prefeito venceria a eleição no primeiro turno.
Ontem, ele se negou a dizer se disputará a eleição . Amigos do prefeito, porém, dizem que a pressão para que ele se candidate está ficando "irresistível". Serra já teria, inclusive, encomendado uma pesquisa qualitativa para ajudá-lo a decidir.
Ontem mesmo recebeu mais um estímulo. Alckmin afirmou que o resultado da pesquisa é "belíssimo": "O resultado da pesquisa é espetacular, é um belíssimo resultado". (RR)


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior: Datafolha: Em São Paulo, tucano lidera corrida para o Planalto
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Estatais: Auditoria aponta pagamento indevido da Petrobras à GDK
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.