São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto apressa sanção para não recorrer a MPs

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá sancionar o Orçamento Geral da União na próxima segunda-feira, numa tentativa de evitar a edição de novas medidas provisórias para a liberação imediata de recursos a obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). No início da semana, em reunião no Planalto, Lula pediu que fosse feito um "mutirão" para vencer os trâmites burocráticos relativos ao Orçamento, aprovado dia 12 de março, três meses após o previsto.
A pressa se dá devido à polêmica travada no Congresso em torno das medidas provisórias. Oposição e aliados do presidente reclamam do excesso de MPs e está em curso uma negociação para mudar o rito delas.
Para evitar mais atritos no Congresso, Lula tenta evitar as MPs, mas não está descartado que o Executivo esteja livre delas para apressar a liberação de recursos, sobretudo relativos ao PAC.
Embora negue o caráter eleitoreiro do programa, Lula tem passado, em média, dois dias da semana em viagens pelo país para eventos do PAC. Na próxima semana, ele deve visitar Pernambuco e Alagoas com esse fim. O presidente reclamou da demora das obras e chegou a dizer que viagens foram canceladas na última hora porque elas não estavam prontas.


Texto Anterior: Brecha mantém emendas "rachadinhas" no Orçamento
Próximo Texto: Mudança: Dilma diz que governo vai controlar envio de MPs ao Congresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.