UOL

São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL tem 6 dos 13 donos de emissora na comissão

DA REPORTAGEM LOCAL

De acordo com o levantamento realizado pela Folha, são do PFL 6 dos 13 deputados que possuem emissoras de rádio e televisão e estão na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.
Reunindo o maior número de interessados na radiodifusão, o partido também é o maior da comissão que legisla sobre o setor, preenchendo 12 das 50 vagas.
A supremacia dos pefelistas no órgão é consequência de um acordo feito com o PT, que teria direito ao maior número de vagas na comissão, mas cedeu três de suas nove cadeiras para o PFL.
Além dessa negociação, o Partidos dos Trabalhadores, cujos deputados membros da comissão não foram encontrados na lista de concessões, também cedeu uma vaga ao PL, partido que fez parte da coligação que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado.
Os petistas ainda convenceram o PV, que é da base governista, a ceder a única vaga que tinha na comissão para um outro deputado do PFL.

Número menor
O número de deputados que são empresários de rádio e televisão e estão na comissão de comunicação pode ser maior do que os 26% apontados pela Folha.
A pesquisa foi feita manualmente, num relatório de quase 300 páginas, já que a reportagem não teve acesso aos dados digitalizados. O documento é dividido por Estados e lista todas as estações de TV e rádio do Brasil, com todos os seus sócios.
A Folha procurou buscar o nome de cada um dos 50 deputados da comissão nas concessões do Estado pelo qual ele foi eleito.
Em alguns casos, como o do deputado José Carlos Martinez, do PFL do Paraná, a pesquisa foi feita em outros locais, já que ele é um conhecido empresário do setor.
Assim, é possível que algum parlamentar não tenha sido contabilizado por possuir emissoras em cidades que não pertençam ao Estado pelo qual ele foi eleito. (LM)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Diplomacia: EUA monitoraram políticos no país
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.