São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia monta barreiras para revistar índios

DO ENVIADO ESPECIAL A PORTO VELHO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PIMENTA BUENO

Uma força-tarefa composta por membros da Polícia Federal, Exército e Força Aérea ocupa desde ontem a reserva indígena Roosevelt, em Rondônia, para impedir a extração de diamantes da jazida existente na área.
Foram montadas três barreiras nas entradas da reserva Roosevelt. Índios cinta-larga que saírem das aldeias de camionetes serão revistados. Se forem encontrados diamantes com eles, os cinta-larga serão presos por extração ilegal de minério, afirmou o delegado Mauro Sposito, coordenador da força-tarefa, que vai mobilizar cerca de 480 homens.
A Operação Mamoré, que irá durar quatro meses, vinha sendo planejada desde o início do ano passado, quando o governador Ivo Cassol (PSDB) solicitou uma intervenção federal no Estado.
"Queremos evitar a invasão da reserva e suspender toda a atividade garimpeira na região, seja por garimpeiros, seja por índios", disse o delegado Marcos Aurélio Moura, superintendente da PF em Rondônia.
No início da noite de ontem, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Jorge Armando Félix, chegou a Porto Velho, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Félix é o coordenador da Operação Rondônia, que envolve 23 órgãos federais e estaduais no combate ao crime organizado no Estado. (IURI DANTAS e HUDSON CORRÊA)


Texto Anterior: Sobrevivente diz que índio liberou entrada
Próximo Texto: Brasil profundo: Depois de pressão, Bastos promete homologação de terras até 2006
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.