São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASIL PROFUNDO

Lula diz que tema não pode ter "paixão"

Depois de pressão, Bastos promete homologação de terras até 2006

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BOA VISTA

Lideranças de diferentes etnias pressionaram ontem o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpra promessas de campanha. Em resposta, o ministro prometeu que até 2006 todas as 44 áreas indígenas já demarcadas serão homologadas.
Em audiência no ministério, ontem, o ministro ouviu as reivindicações de representantes de 13 etnias. Todos relataram os problemas de suas tribos e enfatizaram a necessidade de Lula homologar de forma contínua, no final deste mês, a reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima.
Após o evento, o ministro disse que não teme pela insatisfação dos índios com a decisão de Lula. "Não temo isso [insatisfação]. Não acredito que isso vá acontecer e acho que vai acontecer a homologação em área contínua."
Em entrevista exibida ontem pela TV Roraima, afiliada da Rede Globo, Lula afirmou que a homologação da Raposa/Serra do Sol não pode ser tratada com "paixão". Segundo o presidente, a decisão sobre como será feita a demarcação deve ocorrer em breve.
"Nós temos vários segmentos da sociedade que defendem a necessidade de que a demarcação seja feita em área contínua e nós temos outro tipo de gente que pensa diferente [...] Nós não trabalhamos com paixão esse assunto e não podemos nos deixar levar pelas pressões", disse.
Ontem, Lula confirmou a adesão do Brasil à Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, que trata de direitos indígenas. (EDUARDO SCOLESE, LUIS RENATO STRAUSS e JAIRO MARQUES)


Texto Anterior: Polícia monta barreiras para revistar índios
Próximo Texto: Campo minado: 13 sem-terra do MST são presos no Pontal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.