São Paulo, Quarta-feira, 21 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interpol investiga contas no exterior

LUCAS FIGUEIREDO
da Sucursal de Brasília

A Interpol (polícia internacional) está investigando possíveis movimentações financeiras feitas no exterior por Francisco Lopes, ex-presidente do Banco Central. A Folha apurou que existem pistas de supostos depósitos feitos, em favor de Lopes, em Portugal e paraísos fiscais do Caribe, entre eles as Ilhas Cayman.
Caso a Interpol confirme que Lopes de fato movimentou recursos no exterior, a Polícia Federal irá pedir a quebra de sigilo bancário das supostas contas. O maior interesse é saber quem fazia os supostos depósitos.
A entrada da Interpol no caso foi requisitada ontem, por meio de ofício, após reunião da cúpula da PF com o ministro da Justiça, Renan Calheiros. A Interpol é representada no Brasil por pessoal da própria PF, mas que tem autonomia para fazer investigações no exterior.
A Interpol define agora como será a investigação. O primeiro passo é fazer contatos com os escritórios da instituição em Portugal e nas Ilhas Cayman para checar a veracidade das pistas sobre as supostas movimentações financeiras de Lopes no exterior.
Essas pistas foram encontradas na semana passada, por procuradores do Ministério Público do Rio, em cumprimento de ordem judicial de busca e apreensão de documentos na casa do ex-presidente do BC.
Nessa diligência, foi encontrado um papel assinado por Sérgio Luiz de Bragança, ex-sócio de Lopes na empresa Macrométrica, no qual ele afirma que está sob custódia dele, em contas no exterior, US$ 1,675 milhão supostamente pertencente ao ex-presidente do BC.
As pistas não indicam o destino final dos supostos recursos de Lopes no exterior, mas apenas movimentações intermediárias.
Confirmado oficialmente que o dinheiro passou por Portugal e pelas Ilhas Cayman, o segundo passo será rastrear outros países por onde os recursos podem ter sido enviados posteriormente.
Caso a Interpol confirme a existência das contas, a PF irá pedir à Justiça Federal que dê andamento à quebra de sigilo bancário.


Texto Anterior: Bilhete atribuído a Lopes ordena operação bancária
Próximo Texto: Agenda apreendida tem logotipo do Marka
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.