|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PROPAGANDA PETISTA
Governo abre licitação para contratação de três agências
Publicidade da gestão Lula custará R$ 150 mi ao ano
MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A Secretaria de Comunicação de
Governo e Gestão Estratégica
abriu licitação para contratar três
agências de publicidade que cuidarão da imagem do governo
Luiz Inácio Lula da Silva. O edital
prevê gastos de R$ 150 milhões no
período de 12 meses. Pelo volume
do dinheiro, será uma das mais
disputadas contas de publicidade
do mercado.
O valor supera a verba destinada pelo Orçamento da União de
2003 à chamada publicidade institucional. A lei orçamentária autoriza gastos de até R$ 111,9 milhões,
dos quais teriam sido bloqueados
mais de 50% por conta das metas
de superávit primário (economia
para pagamento de juros da dívida) acertadas com o FMI (Fundo
Monetário Internacional).
O texto do edital esclarece que o
governo poderá eventualmente
gastar menos do que o valor total
previsto, mas nenhuma das três
agências de publicidade que vierem a ser contratadas poderá receber menos que 15% do total dos
pagamentos.
A contratação de três agências
pretende estimular a concorrência entre elas, já que terão de disputar entre si cada uma das campanhas. O edital, disponível na internet com data de ontem, proíbe
a participação de consórcios de
agências de propaganda, mecanismo que poderia estimular
acertos prévios entre agências.
A prioridade da Secom é fazer a
opinião pública perceber as mudanças para as quais Lula foi eleito. O texto do edital diz que a sociedade manifestou na eleição "de
maneira clara e contundente" um
desejo de mudança, que pode ser
traduzido pela retomada do crescimento econômico, mais justiça
social e distribuição de renda,
além do resgate da auto-estima,
"num plano intangível".
O edital deixa claro o desafio da
publicidade institucional: "Algumas mudanças demoram a produzir efeitos, outras produzem
efeitos, mas não são percebidos
claramente, e outras nem são entendidas pela sociedade".
A primeira tarefa que o edital dá
aos participantes da licitação é
apresentar uma campanha completa para divulgar a necessidade
e a importância da reforma agrária no país. Um dos anexos do
edital critica o resultado da reforma agrária do governo Fernando
Henrique Cardoso porque a
maioria das famílias assentadas
não teve acesso à assistência técnica nem a crédito nem a eletrificação rural.
A reforma agrária de Lula almeja a sustentabilidade dos assentamentos. Embora já contabilize o
assentamento de mais de 7.000 famílias desde o início do ano, o Ministério do Desenvolvimento
Agrário ainda não liberou nenhum centavo dos R$ 239 milhões que o Orçamento prevê para investimentos em reforma
agrária.
As propostas das agências interessadas deverão ser entregues até
4 de julho. O contrato poderá ser
renovado depois de 12 meses.
Texto Anterior: Contribuição em SP poderá chegar a 11% Próximo Texto: No dia seguinte à maratona, Lula tem agenda calma Índice
|