São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Atritos na China

A China, segundo a agência Xinhua, anunciou que apóia a reforma do Conselho de Segurança da ONU.
Petrobras e Sinopec, estatal chinesa de petróleo, fecharam acordo para investir juntas US$ 7,5 bilhões em prospecção, diz um site australiano.
Duas vitórias da viagem de Lula, antes da viagem. Mas não foram as vitórias nem os novos comerciais do PT sobre a China os destaques do dia.
A nova edição da "Economist" escreve que o Brasil foi tomado por uma "febre chinesa":
- Lula está certo em cortejar a China, mas estaria errado se esperasse parceria sem atritos.
Relacionou de onde podem vir os atritos. Primeiro, "a China vai tentar esfriar sua economia superaquecida, o que poderia amortecer o crescimento das vendas do Brasil".
A "Economist", de qualquer modo, diz que uma consultoria européia de agronegócio avalia que, ainda que seu crescimento caia para 6%, "a demanda da China [por soja] vai continuar crescendo". E os únicos países que podem saciar a demanda são Brasil e Argentina.
Outros atritos poderiam vir de setores brasileiros prejudicados por acordo de livre comércio, "os têxteis, por exemplo".
 
A "Economist" poderia citar outros atritos. O maior deles foi a exportação pelo Brasil de soja contaminada por agrotóxicos.
Como o "Valor" vem dizendo, um navio com soja foi proibido de descarregar na China, outro estava a caminho e vai voltar, dois outros estão parados no porto de Rio Grande.
O ministro Roberto Rodrigues informa que a China insiste em devolver o produto. Ele diz que "o cliente tem sempre razão", mas quer negociar.
 
E mais: o "Diário da China" noticiou anteontem relatório do governo chinês criticando os países que estariam erguendo barreiras comerciais.
O relatório se concentra nos EUA, com destaque também para União Européia e Japão. O Brasil, junto com Índia e mais 15 países, é mencionado.

DEMOCRACIA DIRETA


Sites do PT e do PSDB, ontem


A campanha derrotada do democrata Howard Dean abriu o caminho, segundo o "New York Times", e os sites dos partidos Democrata e Republicano seguiram. Agora eles trazem interação, games, comerciais -e sobretudo mecanismos para doações de campanha.
No Brasil, os sites do PT e PSDB engatinham, mas estão à frente. Mais voltados a Brasília do que aos eleitores ou militantes, priorizam "notícias", o petista ainda preso em parte aos relatos da Agência Brasil; e o tucano preso demais à reprodução dos jornais. No início do mês, o site do PT já disponibilizou os novos comerciais.
Quanto ao financiamento, falta aprender com Dean.

Metrópoles
O "Valor" destacou estudo de Gilberto Dupas (USP), dizendo que "as regiões metropolitanas, especialmente São Paulo, foram as mais prejudicadas" com a "precarização do emprego ao longo do Plano Real":
- De 1996 a 2002, o número de desocupados aumentou 69% em SP e 63% nas outras regiões metropolitanas do país.
Em contraste, o percentual no interior paulista foi de 41%.

Submarino
O Bom Dia São Paulo (Globo), como quem não quer nada, deu que o governo deve anunciar novos investimentos no centro tecnológico de Iperó:
- O projeto do submarino nuclear será beneficiado.
Ovos

Da Jovem Pan, ontem:
- Marta Suplicy foi agredida com ovos e palavrões. Não foi atingida diretamente. Um dos ovos bateu no carro e respingou em seu rosto.
Na Band, viam-se fotos, cenas estáticas, mas só.

Mais bilhete
Segundo o site da CBN, José Serra disse que "a Prefeitura não se empenhou pela integração" do metrô ao bilhete único.
A Jovem Pan registrou que "governo estadual e Prefeitura se reuniram, mas terminaram seguindo caminhos diferentes". E Marta Suplicy respondeu que os tucanos, "há anos no poder, foram incapazes de fazer bilhete único do metrô".

Estratégia
José Dirceu entrou no debate da "eleição nacional" paulistana, afirmando a "O Globo" que o PSDB "erra na estratégia", pois São Paulo é onde o PT tem "mais condição de ganhar".
"O Globo" acrescentou que "Carlos Augusto Montenegro (Ibope) concorda que as eleições municipais historicamente não refletem questões nacionais".

"Zé com Zé"
O colunista Ancelmo Góis, de "O Globo", informa que Dirceu e José Serra "vão ficar frente a frente" no Rio, para um projeto sobre movimento estudantil.

COLEIRA

A charge de Tom Toles no "Washington Post", a partir de foto de "abuso" no Iraque, com George W. Bush dizendo "chocante! até onde isso vai na cadeia de comando?", causa furor nos EUA. O blog conservador Instapundit traz reações como "nojento" e "revoltante". Mas Bush caiu nas garras do humor. David Letterman, da CBS, observou que ele "ainda não sabe quando sai do Iraque, embora insinue que poderia ser no início do governo John Kerry".


Texto Anterior: Países definem suas relações como "estratégicas"
Próximo Texto: Retórica oficial: Na TV, Lula se diz disposto a pagar preço da incompreensão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.