São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Ministro, governadores etc.

O "Fantástico", com fotos e documentos da Polícia Federal, avançou sobre "ministro e dois governadores sob investigação", Silas Rondeau, Jackson Lago e Teotônio Villela, que "teriam recebido dinheiro da quadrilha que fraudava licitações de obras públicas". Não faltou nem menção vaga a "Palácio do Planalto".
Até ali, do "JN" à blogosfera, o fim de semana era de Delcídio Amaral, ex-CPI dos Correios, que "foi parar na lista da Gautama", chave do caso. Sua entrevista ao blog de Josias de Souza foi manchete na Folha Online. Ele diz que entrou "de gaiato" e sugeriu CPI. Outra.

CONTROLADORES VS. PILOTOS

Globo/Reprodução
Imagem do radar no momento da colisão


A atenção se volta para a Navalha, mas continuam as novidades do Apagão. O "JN" deu na manchete, no sábado, imagens do "momento em que o radar registra o acidente do Legacy com o Boeing". Para o chefe do Cindacta 1, é nova prova de que "não houve falha nem de comunicação nem de visualização" do controle.
Já o "Washington Post" reportou sobre "passageiros em risco" no Brasil, por falhas de "equipamento e pessoal", e o "Newsday", da região onde vivem os pilotos do Legacy, publicou a gravação da cabine -e avaliou, contrapondo-se às famílias dos mortos, que "a controvérsia prossegue".

DE IMPERIALISTA PARA BAIXO

abc.com.py
Capa do "ABC Color"


Lula chegou ao Paraguai com uma agenda em que os biocombustíveis seriam a prioridade, como destacaram a Reuters Brasil e a BBC Brasil, mas se viu recebido por uma violenta primeira página, no principal jornal de Assunção, "ABC Color".
Sob a manchete sem texto "Lula chega hoje", o jornal publicou o editorial "Brasil, um país imperialista e explorador", que qualifica o acordo de Itaipu de infame. Como seria de esperar, só a agenda paraguaia, a mesma do "ABC", repercutiu ontem.

MAIS LULA LÁ
A próxima parada de Lula é a Índia e jornais como "Times of India" diziam ontem que os países devem fechar acordos "econômicos e estratégicos". A saber, em comércio e, mais destacada, energia atômica.

TAILÂNDIA/BRASIL
Mais da Ásia. Na Tailândia, o "Bangkok Post" anunciou que o país deve assinar um acordo de cooperação com o Brasil, segundo o ministro da saúde, que também quebrou a patente de remédio antiAids.

DO EXTERMINADOR
O "Wall Street Journal" deu artigo com violento ataque ao programa de etanol de milho dos EUA, em particular aos subsídios e ao efeito sobre o preço dos alimentos. De sua parte, o governador Arnold Schwarzenegger questionou as barreiras ao etanol de cana do Brasil. "Não faz sentido."
E o "New York Times" deu o avanço do etanol de cana no Havaí, num investimento que envolve capital americano, a começar do havaiano Steve Case, ex-AOL, e brasileiro.

CIDADES QUE CRESCEM

Simon Norfolk/nytimes.com e Carlos Emilio/nytimes.com
De novo, as revistas de domingo do "NYT" dedicaram páginas e mais páginas -e fotos- a cidades brasileiras. A "Magazine" tratou longamente de Curitiba, que "por 40 anos estabeleceu o padrão internacional de planejamento ambiental consciente" e agora cresce e põe em risco seu currículo "verde". Já a "Travel" abordou Tiradentes (MG), que vai ganhar aeroporto e também teme o crescimento.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Apoio de empreiteiro viria por caixa dois
Próximo Texto: Entrevista da 2ª/Ferran Ferrer Viana: É preciso recuperar o que outdoor escondia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.