São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Área será regularizada, diz sócio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O procurador de Justiça Heitor Miranda dos Santos, irmão do governador Zeca do PT e um dos sócios do pesqueiro Condomínio Estrela Vermelha, disse que a área está sendo regularizada no Incra em Jardim (cidade vizinha a Porto Murtinho) em nome de Luís Sanches, assessor particular do governador e também um dos proprietários da área.
"Ele [Sanches] é o síndico do pesqueiro e temos que registrar em nome de uma pessoa só", justificou. Sanches foi procurado durante dois dias, mas não telefonou de volta. No celular que a reportagem obteve, ninguém atendeu.
O Incra em Jardim informou que o governador solicitou no ano passado a medição da área, sugerindo um convênio com o Idaterra (órgão estadual). O trabalho não foi realizado ainda.
Em entrevista à Agência Folha no dia 12 passado, Zeca do PT disse acreditar que a área vendida pelo empresário Manoel Gomes já era registrada no Incra. "Não tenho culpa. Em tese quem tem culpa é o Manelão, que me vendeu uma coisa clandestina."
Sobre o desmatamento nas margens, o governador disse que, se houver lei proibindo pesqueiros e barcos, ele fecha o empreendimento. Segundo o governador, os sócios da área têm preocupação com a pesca predatória supostamente feita por paraguaios.
Heitor afirmou que existem outras maneiras de preservar o "barranco do rio", além de conservar a mata às margens.

Regularização
O deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF) disse que "mandou dinheiro" para Heitor pagar a parte dele no pesqueiro. Ele afirmou não ter informações sobre a regularização da propriedade.
"Isso é o pessoal de Mato Grosso [do Sul] que está encaminhando. Eu vou muito pouco lá porque é muito longe [de Brasília]", disse.
O deputado Vander Loubet (PT-MS), por meio de sua assessoria, confirmou ser sócio, mas disse que não tem informações sobre o andamento do processo de regularização do local.
O empresário em Ponta Porã (MS) Paulo Benites negou que seja um dos sócios do pesqueiro.
A assessoria do diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, informou que só podia ser um "trote" a informação de que ele é um dos donos do pesqueiro.
"É uma autodefesa", afirmou Heitor. Segundo o irmão do governador de Mato Grosso do Sul, Samek e Benites temem ser apontados "como laranjas" no negócio envolvendo o Condomínio Estrela Vermelha, no Pantanal.
Dono da rede de restaurante Feitiço Mineiro, o empresário Jorge Ferreira confirmou ser um dos sócios do pesqueiro, mas afirmou que não tem informações sobre a regularização da área em questão. (HC)

Texto Anterior: À beira-rio: Petistas têm pesqueiro irregular no Pantanal
Próximo Texto: Família de Zeca tem controle de porto no Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.