São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Quase fechado

Chegou o dia 20 e o site Globo Online foi atrás de Lula, em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Mas ainda não foi desta vez que a novela terminou:
- O presidente Lula disse que o acordo está "quase fechado" com os japoneses. Segundo ele, o padrão não se resumirá à TV digital, com projeto nipo-brasileiro no qual "o país terá mais tecnologia agregada".
O acordo envolve uma fábrica de semicondutores. Daí o quase, que angustia até o ex-blog de Cesar Maia.

Enquanto não vem o padrão japonês, a comunidade de tecnologia segue os primeiros passos da TV digital.
O blog de Silvio Meira saudou na semana passada a "primeira aplicação rodando no Brasil", com o quarto canal da Globosat na Copa, apelidado de SporTV Interativo. É o 138 da Sky e da Net Digital.
Curiosamente, contrariando a argumentação toda que antecedeu a escolha do padrão, não se trata de alta definição. Explica o blogueiro:
- TV digital não é só alta definição. É muito mais a capacidade de criar comunidades ao redor de programas e aplicações, com o público interferindo nos acontecimentos da tela, o que muda para sempre a noção do que é TV.
Televisão vira internet.

 

Na internet sem padrão, o blog de Tiago Dória já avalia que, "se existe algo que vai marcar a cobertura da Copa, não serão blogs ou vazamento de imagens em fotologs".
Os Jogos Olímpicos, dois anos atrás, viveram tal fenômeno. Agora, na Alemanha:
- O que vai marcar são as tentativas de usuários, cyber-ativistas e crackers de transmitir de graça e ao vivo a Copa do Mundo pela web. Os sites não param de surgir. Se um cai, outro aparece no lugar.
Para cada Coolstreaming ameaçado de processo, há um Streamick ou Webgate, um Wwitv ou Channel Chooser.

BLAIR, O COMENTARISTA

No podcast, Blair pede Lampard e Gerrard, para a Inglaterra "brilhar"

No Rio Grande do Sul, segundo a home do portal Terra, Lula saiu dizendo que "tem gente nervosa, mas eu faço política como o Ronaldinho Gaúcho, com alegria".
E não é só político brasileiro que explora as estrelas da Copa. O "Guardian" e outros noticiaram que o primeiro-ministro Tony Blair, "fã do Newcastle", co-apresentou "o famoso programa 606", na rádio BBC. E falou da "decisão difícil" que é escolher entre Lampard e Gerrard, os meias "de classe mundial" que "gostam de ir para a frente e marcar gols", mas abrem a defesa. Entre um e outro, ele defendeu os dois, para a Inglaterra "brilhar".

DEVASTAÇÃO

No "Financial Times", "dez dias que podem abalar" e levar a OMC, diz Wolf, "a pique"

George W. Bush ligou para Lula ou vice-versa, segundo versões. E "pela primeira vez", diz o "Valor", o americano "não mostrou incômodo com a possibilidade de os líderes tomarem a frente nas discussões" sobre comércio, como tanto quer o brasileiro. É que, como destacou no FT.com o colunista de economia de maior repercussão no eixo EUA-Europa, Martin Wolf, "a questão mais importante de Doha são as conseqüências devastadoras do fracasso".

ACABA UMA CPI...
Não chegou à escalada de SBT e outros. À do "JN", sim.
O blog de Ricardo Noblat anunciou, aparentando exaustão, "Acaba a CPI do Fim do Mundo". Para ele, o relator "não cedeu à oposição". Para William Bonner, "oposição derrota governo".

... E COMEÇA OUTRA
O blog de Fernando Rodrigues está mais atento à próxima CPI, pós-Fim do Mundo mas já em conflito de batismo:
- O PT e partidos adjacentes insistem em chamar de CPI das Ambulâncias o que o mundo inteiro sabe que é a CPI dos Sanguessugas.

@ - Nelson de Sá

Leia as colunas anteriores


Texto Anterior: Questão indígena: Índios fazem dois reféns na Paraíba e destróem carro de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.