São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

Auditoria apura fraude no TJ do Amazonas

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Um esquema de fraudes na distribuição de processos no Tribunal de Justiça do Amazonas foi descoberto após auditoria realizada no sistema usado pela entidade na rede de computadores.
A auditoria, realizada em uma semana, foi determinada pelo presidente do tribunal, Hosannah Florêncio de Menezes. Segundo o TJ, foram detectadas irregularidades na distribuição de 443 processos (400 na primeira instância e 43 na segunda).
Dois servidores suspeitos de envolvimento no esquema, que eram contratados em regime temporário, foram afastados. Outro funcionário está sob investigação, diz Menezes.
"A comissão fez o relatório e indicou algumas providências a serem tomadas. Entre elas o cancelamento de todas as distribuições que teriam sido fraudadas", afirmou.
Segundo o desembargador, os servidores possuíam acesso à senha do sistema de distribuição e ajudavam as partes do processo a escolher juízes e cartórios de acordo com os interesses e os valores das causas.
O presidente do TJ não informou se o esquema contava com a colaboração de juízes e desembargadores. "Dizer quem contribuiu com essa fraude não podemos fazer agora. Seria uma leviandade."
Menezes determinou a abertura de inquéritos policial e administrativo e enviou relatório à OAB e ao Ministério Público pedindo providências.
A direção da Softplan, empresa com sede em Florianópolis e que presta assessoria ao tribunal desde 2001, informou que, por meio de rastros eletrônicos deixados pelos servidores, conseguiu chegar aos primeiros responsáveis pela fraude.


Texto Anterior: Debate sobre classificação opõe Tarso e artistas
Próximo Texto: Requião renova desconto para rádios em troca de publicidade para a Copel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.