São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PTB articula para que acusados não "fujam" de cassação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PTB, a pedido de seu presidente licenciado, Roberto Jefferson (RJ), anunciou ontem que entrará com representação no Conselho de Ética da Câmara para investigar o suposto envolvimento de cinco deputados no esquema do "mensalão".
Os pedidos de investigação, a serem apresentados pelo PTB até a próxima semana, referem-se aos deputados José Dirceu (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PL-SP), Carlos Rodrigues (PL-RJ), e aos líderes na Câmara do PL, Sandro Mabel (GO), e do PP, José Janene (PR).
Segundo a Folha apurou, a representação para apurar a prática de mensalão é apenas um pretexto de Jefferson. Seu real objetivo é criar uma situação jurídica que impeça esses deputados de renunciar antes de eventual processo de cassação.
De acordo com o regimento da Câmara, um deputado que está sofrendo processo de investigação pelo Conselho de Ética não pode mais renunciar para se livrar da cassação e da conseqüente perda de direitos políticos por oito anos.
O próprio Jefferson vem sendo investigado pelo Conselho, em representação feita por Costa Neto, em processo que deve terminar em setembro deste ano.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Hora das provas: Após saque, João Paulo cogita renunciar
Próximo Texto: Tesoureiro da campanha de prefeito petista fez saque em conta de agência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.