São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 2008

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ELEIÇÕES 2008 / PARTIDOS

PT indica jornal do governo Lula como munição eleitoral

Site do partido traz "link" para publicação da Presidência feita com recursos públicos

"Peça o seu!", diz portal; devido à popularidade de Lula, PT tem estimulado seus candidatos a se associarem ao presidente


RANIER BRAGON
EM SÃO PAULO

A estratégia do PT de municiar seus candidatos a prefeito e a vereador com dados sobre o governo Luiz Inácio Lula da Silva conta com pelo menos uma ferramenta criada com recursos públicos. Há cerca de um mês, o site do partido (www.pt.org.br) abriga um "link" com notícia sobre o jornal "Mais Brasil para Mais Brasileiros", editado pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência).
Lançado no fim de maio, a cerca de quatro meses das eleições, o jornal teve um custo de R$ 1,2 milhão e tiragem de 1,2 milhão de exemplares, segundo a Secom. As 44 páginas coloridas trazem relatos de ações do governo em diversas áreas.
"Jornal traz principais ações e políticas do governo Lula. Peça o seu!", diz o site do PT, que abre o texto informando que a publicação "já está disponível para consulta, impressão, aquisição e distribuição".
As edições anteriores do jornal editado pela Secom haviam saído em dezembro de 2005 e junho de 2006, meses que antecederam a eleição em que Lula foi reeleito. Em 2007, ano sem eleições, não houve jornal.
Para receber o jornal pelos Correios, basta encaminhar e-mail ou fax para a Secretaria de Comunicação da Presidência, que diz ter distribuído quase todo o 1,2 milhão de exemplares em junho.

Popularidade
Devido à popularidade de Lula -que atingiu em março índice recorde de 55%, de acordo com o Datafolha-, o PT estimula seus candidatos a se associarem ao máximo a ele.
O partido lançou, há alguns dias, um site de orientação aos seus cerca de 35 mil candidatos, em que oferece material de campanha com possibilidade de o postulante imprimir santinhos e cartazes com sua foto ao lado da de Lula. O site também promete oferecer dados sobre transferência de verbas federais e de impacto do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na cidade do candidato.
O PT não se manifestou até o fechamento desta edição. A Secretaria de Comunicação da Presidência negou finalidade eleitoral. "Qualquer cidadão, qualquer entidade pode usar as informações, pois são públicas, trata-se de prestar contas para a sociedade das ações de governo. A Secom tomou todas as providências para seguir a legislação eleitoral."
Em 2006, Lula foi multado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em R$ 900 mil pela distribuição, pela Casa Civil da Presidência, de um jornal tablóide de 36 páginas considerado de caráter eleitoreiro. No mesmo ano, houve polêmica sobre a relação governo-PT na confecção de cartilhas com realizações da gestão Lula. Auditoria do TCU constatou falta de comprovante da confecção e distribuição de 2 milhões de folhetos sob responsabilidade da Secom.


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