São Paulo, terça-feira, 21 de agosto de 2007

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Escalada

Advogados de defesa dos "40 do mensalão" interpretaram o pedido de abertura de ações de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito contra 35 deles, apresentado ontem pelo Ministério Público Federal do DF, como parte de um trabalho de pressão para que o Supremo acolha integralmente, no julgamento que começa amanhã, a denúncia do escândalo que balançou o primeiro mandato de Lula. O movimento veio complementar as declarações feitas na semana passada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, que mencionou a existência de provas ainda não reveladas do mensalão.

Maratona. A TV Justiça, mais apagada das emissoras oficiais, terá sua semana de glória. Dada a extensão do julgamento do mensalão, será a única a transmitir na íntegra as sessões do Supremo.

Rede. O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), um dos 40 denunciados, inaugura hoje seção em seu site pessoal com todas as peças da defesa e um texto em que diz ser "ridícula" a acusação de lavagem de dinheiro que lhe foi feita.

Duros de roer. A cúpula do DEM já se conformou: ACM Júnior (BA), Maria do Carmo Alves (SE) e Edison Lobão (MA) são votos garantidos contra a cassação de Renan Calheiros no plenário.

Viu só? Lula estava todo satisfeito, ontem, com a reportagem da "Economist" sobre os pobres emergentes no Brasil. Ao ver uma foto do Montanhão, bairro populoso de São Bernardo, disse: "Deixe ver se eu reconheço alguém".

Surpresa! Tarso Genro aproveitou o lançamento do Pronasci para chamar governadores a almoçar numa cara churrascaria de Brasília. Ao final, foram convidados a dividir a conta. Alguns estavam claramente desprevenidos.

Sem escalas. Severino Pereira de Rezende Filho, novo diretor de Engenharia da Infraero, tem como última anotação no currículo cargo idêntico na Constran, empreiteira participante de um consórcio que realiza obra de R$ 13 mi no aeroporto de Guarulhos.

Aqui e agora. Líderes da base aliada na Câmara já captaram sinais de que o projeto da CPMF, que o Planalto quer manter intacto até desembarcar no Senado, precisará de alguma alteração no texto para ser aprovado na Casa.

Barulho. Os diretórios regionais do PSDB em Curitiba e Porto Alegre preparam protestos para a visita de Lula às duas cidades na sexta, quando o presidente deve anunciar as obras do PAC para o Paraná e para o Rio Grande do Sul.

Soldados. Em seminário ontem, o PT paulistano avaliou a gestão Gilberto Kassab (DEM) e iniciou debate sobre a sucessão de 2008. Um dos principais diagnósticos: muitas lideranças comunitárias da periferia, onde Marta Suplicy nadava de braçada, pularam para o barco do prefeito.

Divisão. Os dois grupos ligados a Marta, dominantes no PT-SP, ficaram em lados opostos num item: o PTLM, do deputado federal Jilmar Tatto, quer que a ministra do Turismo defina o quanto antes se será candidata. A corrente Novo Rumo, do deputado estadual Rui Falcão, prega o maior adiamento possível.

Visitas à Folha. Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Cícero Sandroni, secretário-geral, e de Antonio Carlos Athayde, assessor de imprensa. Guilherme Afif Domingos, secretário do Emprego e das Relações do Trabalho de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Marco Antônio Sabino, assessor de comunicação.

Tiroteio

"Os tucanos ainda não se deram conta de que 2002 já acabou e 2010 ainda não chegou".
Do deputado federal ACM NETO (DEM-BA) sobre as lideranças do PSDB que defendem a manutenção da CPMF de olho na perspectiva de retornar ao Palácio do Planalto na próxima sucessão presidencial.

Contraponto

Credibilidade zero

Na volta do recesso parlamentar, o deputado estadual Roque Barbieri (PTB-SP) tentou pôr fim ao deboche dos colegas a respeito de seus feitos como pescador. Na primeira reunião de líderes, anunciou aos presentes:
-Tenho aqui um jaú e uma pirarara, ambos com 30 kg! Os colegas se espantaram diante dos peixes colocados sobre a mesa. Mas a satisfação do petebista durou pouco:
-Ô, Roquinho, fala a verdade... Você raspou o carimbo do SIF-, disse o deputado, citando a marca do Serviço de Inspeção Federal aplicada em peixes comercializados.
-Puxa, não acreditar que fui eu que pesquei tudo bem... Mas dizer que eu comprei já é ofensa!


Próximo Texto: Procuradoria cita 37 por improbidade no mensalão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.